quinta-feira, 13 de novembro de 2008

simulado 4ºbim / 2º ANO

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRÚ
DISCIPLINA : HISTÓRIA
Profª Valéria
Nome ________________________ t:________ Nº _____

SIMULADO DE HISTÓRIA / 4º BIM 2º ANO/ 5,0 p.

A- ASSINALE A RESPOSTA CERTA ( 0,4 cada )

1- Os movimentos de independência do Brasil e das colônias espanholas na América podem ser explicados em função:
a) Do desenvolvimento do capitalismo industrial e das restrições impostas pelo Pacto Colonial.
b) Do desenvolvimento industrial metropolitano, que exigia mercados abertos e diversificação da produção.
c) Da difusão das idéias liberais.
d) As alternativas a e c estão corretas.
A independência das Colônias Espanholas
2( UFF-RJ ) A respeito do processo de independência do Haiti ( 1789/1804), é correto afirmar que:
( a ) o Haiti foi a última nação negra do mundo a se tornar independente da metrópole.
( b ) A revolução inglesa ( 1640) exerceu forte influência ideológica sobre os líderes do movimento.
( c ) a ruptura com a metrópole se fez com a manutenção da escravidão
( d ) a abolição da escravatura e a liberação colonial foram obtidas por meios pacíficos.
( e ) a emancipação colonial se fez acompanhar de uma revolução social que libertou os escravos.
3 -Ao final das guerras de independência na América Espanhola, o clima de instabilidade política alastrou-se por toda parte, multiplicando-se as lutas de facções e a sucessão de governos frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos.
Assinale a opção que explica melhor a instabilidade política vigente na América Espanhola na primeira metade do século XIX.
a) Nesse período não foi possível a formação de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais sólidas nos países resultantes do esfacelamento do império hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos.
b) As economias hispano-americanas estavam totalmente destruídas, rompendo-se, por conseguinte, o comércio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianças políticas no interior das classes dominantes.
c) A manutenção das heranças políticas coloniais, sobretudo a estrutura dos Vice-Reinados, favoreceu o caudilhismo e retratou a formação dos Estados Nacionais.
d) A opção pelo regime republicano, ao invés do monárquico, é a chave para se compreender não só a instabilidade política das jovens nações hispano-americanas, mas também a fragmentação territorial e a descentralização dos regimes nelas instauradas.

4- ( UFG ) A Inglaterra apoiou os movimentos de independência das colônias luso-espanholas devido a ( ao ):
(a ) receio de expansão comercial das colônias
( b ) influências das idéias geradas pela Revolução Francesa
( c ) influência das novas idéias políticas do séc. XVIII sobre a Espanha e Portugal
( d ) necessidade de aumentar a produção industrial das colônias
( e ) necessidade de assegurar novos mercados para seus produtos.
5- ( FUVEST – SP ) No processo de emancipação política da América Espanhola destaca-se a participação:
( a ) da população nativa que através do Exército lutou contra os criollos
( b ) dos indígenas que organizaram o Estado Nacional
( c ) dos chapetones que para garantir seus interesses controlavam o exército
( d ) dos criollos que defendiam interesses locais.
6- -Assinale o iten correto sobre a Independência das colônias da América Espanhola
( a ) As repúblicas americanas adotaram regimes republicanos democráticos após a sua emancipação política.
( b ) A luta pela liberdade comercial foi um item importante dos esforços em prol da independência
( c ) Os criollos pretendiam não queriam por fim ao domínio colonial que proibia sua participação na política.
( d ) Os criollos queriam liberdade econômica e participação na política e pretendiam mudar o modo em que estava organizada a economia.
( e ) As colônias experimentaram uma fase de autodeterminação política quando a Espanha foi invadida por Napoleão, apoiados pela Inglaterra e Estados Unidos
7- - ”A independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em
sua totalidade”. PRADO JR. (1959)
Identifique a alternativa que complementam e justificam a afirmação acima.
(a) A Independência foi conduzida pelos grupos abastados e trouxe transformações sociais. Temerosos de eclodir uma revolução popular no Brasil, os aristocratas brasileiros do século XIX delegaram a D. Pedro a tarefa de conduzir o processo de Independência.
(b) O movimento da Independência foi organizado pela elite aristocrática e
conduzido pelo revolucionário D. Pedro.
(c) Moldado de acordo com os interesses dos grupos dominantes brasileiros, o
movimento de Independência brasileira não representou uma ruptura em
relação ao modelo socio-econômico que caracterizou a fase anterior.
(d) Por adquirir um caráter revolucionário, o movimento de emancipação política brasileiro se diferenciou dos demais movimentos que brotaram na América Latina no mesmo período.

8- Durante o I Reinado tivemos no Brasil dois projetos constitucionais, o primeiro foi dissolvido pelo chefe do poder executivo, o segundo outorgado pelo mesmo. As alternativas que conseguem distinguir os projetos citados são:

(a) O primeiro representava os anseios políticos do imperador e por isso foi
contestado e rejeitado pela elite brasileira.
(b) Ambos representavam interesses divergentes quanto à manutenção da
estrutura social herdada do período colonial.
(c) O primeiro possibilitava o controle político da nação por parte da elite
aristocrática, enquanto o segundo lhe concedia um papel secundário.
(d) O primeiro concedia ao Legislativo poder de decisão política, o segundo
centralizava as decisões no Executivo. O segundo criou o voto censitário, o primeiro possibilitou a participação da elite aristocrática nas decisões políticas.
(e) O poder Moderador foi criado no segundo projeto, o primeiro mantinha a
estrutura política da colônia.


9- Não restava mais nada a fazer a não ser abdicar. No dia 7 de abril de 1831, o imperador abandonava o trono brasileiro, deixando-o para o seu filho de cinco anos de idade, que ficou sob a tutela de José Bonifácio.
Luis Cezar Anad (1999)
As razões que explicam o fenômeno comentado no fragmento acima são:
(a) A criação do voto censitário que impossibilitava a participação da população na escolha dos representantes políticos.
(b) A crise econômica que provocou diversas rebeliões regionais, como a
Confederação do Equador e a Cabanagem, comprometendo a gestão do
imperador.
(c) A dissolução da Assembléia Constituinte que acirrou o conflito político entre o imperador e a elite aristocrática brasileira.
(d) A guerra civil encabeçada pelos estancieiros do Rio Grande do Sul que
contestavam o autoritarismo de D. Pedro I.
(e ) Questões ligadas à sucessão do trono português que ressuscitou o perigo da recolonização, gerando instabilidade política na nação.

10- MODELO ADMINISTRATIVO DO IMPÉRIO
Poder Moderador – (Imperador e o Conselho de Estado)
Poder Legislativo – (Câmaras; Deputados e Senadores)
Poder Judiciário – (Supremo Tribunal de Justiça)
Poder Executivo – (Imperador e os Ministros)
Analisando o modelo administrativos acima, conhecendo o seu funcionamento
e a realidade do império brasileiro podemos concluir que:

(a) O primeiro possibilita um maior controle do Executivo sobre os demais poderes
existentes.
(b) Em ambos o executivo intervém com autonomia nas outras instâncias de poder sem limite de atuação.
(c) O poder moderador componente do primeiro modelo foi extinto durante o
Segundo Reinado, por isso está ausente no segundo modelo.
(d) Apenas no segundo modelo os cargos do Poder Legislativo são preenchidos através de eleições.

11- . Entre os eventos do período regencial (1831-1840), podemos citar:
A) a criação da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do território brasileiro.
B) a extinção do poder moderador, que garantiu a democratização no cenário político nacional.
C) a Reforma Constitucional de 1834, que criou as Assembléias Provinciais com autonomia política.
D) a ameaça à centralização do poder e à unidade territorial do Brasil.
E) a eclosão de movimentos sociais, como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada, favoráveis à volta de D. Pedro I.

12 - Com relação ao Mapa, defina: (0,6)

a) de amarelo > as 3 primeiras colônias que se tornaram independentes
b) de verde > Qual a colônia que se tornou independente sem luta armada ou atos revolucionários
c) de azul > Qual o 1º país a reconhecer a independência das colonias da america espanhola e de Portugal

Desejo à todos: Boa Prova !!!! E Um Feliz Natal e um maravilhoso ANO NOVO – AMO VOCÊS !!!!
“ Mais real que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida, pois nem sempre temos a vida que sonhamos, mas sempre teremos um sonho para viver!

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