quinta-feira, 13 de novembro de 2008

simulado 4ºbim / 1º ANO

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRÚ
DISCIPLINA : HISTÓRIA
Profª Valéria
Nome ________________________ t:________ Nº _____

SIMULADO DE HISTÓRIA / 4º BIM 1º ANO/ 5,0 p.

A- ASSINALE A RESPOSTA CERTA

1- O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:

a) A cultura renascentista expressa valores burgueses
b) Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade
c) O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica
d) Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista
e) Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo

2- O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a) Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b) De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c) Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d) De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e) Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época

3- (UFRS – 2205) Em 1517, a revolta de um monge agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram ao longo do tempo o surgimento e a posterior receptividade desse movimento religioso.
Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores.

a) A oposição da Igreja Católica ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como meios de auxílio à salvação da alma e à obtenção da justiça divina ocasionou a revolta dos defensores dessas práticas.
b) Apesar de suas críticas à instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino de Deus na Terra.
c) Ao longo dos séculos XIV e XV, as guerras, as conseqüências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos.
d) A nítida separação entre o Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de Lutero.

4- (FUVEST) "Não nos tornamos justos à força de agir com justiça, mas é porque somos justificados que fazemos coisas justas". (Disputatio Contra Scholastican. Martinho Lutero) Neste texto o autor condena:
a) a crença na predestinação.
b) a venda de indulgências.
c) a crença no purgatório.
d) as obras de caridade como forma de obtenção da salvação.
e) o culto profano de imagens.

5- (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

6- A principal atividade econômica que Portugal incentivou na América, no início da colonização, foi:
a) o cacau na América portuguesa
b) a mineração na América portuguesa e a monocultura do tabaco na
c) a monocultura de cana-de-açúcar na América
d) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária

7- A criação do governo geral no Brasil representou:
a) o fim das capitanias hereditárias.
b) a proteção dos indígenas contra o avanço jesuítico.
c) a descentralização administrativa da colônia.
d) um maior controle da Metrópole sobre a colônia.
e) a liberação da atividade mineradora.

8- O termo quilombo liga-se:
a) ao relacionamento entre brancos e índios no início da colonização portuguesa.
b) às formas de inserção do negro na sociedade de trabalho após a abolição.
c) ao processo de imigração de mão-de-obra para a economia cafeeira do século XIX.
d) às lutas dos negros e à sua resistência à exploração do trabalho através da escravidão.
e) às associações operárias existentes no Brasil no início do século XX, de ideologia anarquista.

TEXTO:

Governo-gerais

Tomé de Sousa (1549-53)
- a Bahia foi transformada em Capitania Real do Brasil e passou a ser sede do Governo Geral.
- fundação da primeira cidade (Salvador).
- fundação do primeiro bispado do Brasil.
- fundação do primeiro colégio.
- incentivo à agricultura e à pecuária.
- alguns jesuítas vieram chefiados por Manuel da Nóbrega.
Duarte da Costa (1553-58):
- conflito com o bispo Pero Fernandes Sardinha.
- invasão francesa no Rio de Janeiro: fundaram a França Antártica (1555).
- fundação do Colégio de São Paulo (25.01.1554): José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Mem de Sá (1558-72):
- fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (01.03.1565): Estácio de Sá.
- expulsão do franceses em 1567.
- reunião dos índios em missões (reduções).
CÂMARAS MUNICIPAIS
Responsáveis pela administração dos municípios (cidades e vilas): pelourinho.
- conservação das ruas, limpezas da cidade e arborização.
- construção de obras públicas: estradas, pontes, calçadas e edifícios.
- regulamentação dos ofícios, do comércio, das feiras e mercados.
- abastecimento de gêneros e cultura da terra.
representavam o poder local (o verdadeiro poder político colonial): o poder dos proprietários de terras, de engenhos e de escravos  os “homens bons”.
composição: almocatéis (fiscalizavam o cumprimento da lei), procurador (representante judicial), vereadores (“homens bons”) e um juiz (ordinário ou de fora).
atuaram principalmente no Nordeste açucareiro.
tiveram seus poderes reduzidos a partir de 1642 com a criação do Conselho Ultramarino: centralização administrativa.
9- De acordo com a leitura do texto e seus estudos , responda:
a) Durante o governo de Martin Afonso de Souza, quais as capitanias que obtiveram sucesso? ____________________ _________________
b) O que significava as Missões? _______________________________






10- Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...)
A partir do texto pode-se concluir que

a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.

c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.

Boa Prova !!!! E UM Feliz Natal e um maravilhoso ANO NOVO

Desejo à todos – AMO VOCÊS
“ Mais real que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida, pois nem sempre temos a vida que sonhamos, mas sempre teremos um sonho para viver!

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