sábado, 9 de novembro de 2013

CONT.DOS ROTEIROS DOS FILMES 9ANO

Além da Linha Vermelha começa de forma inesperada. 1- Que forma é essa? 2- Uma tribo melanésia e seus costumes, retrate de maneira breve esses costumes.3-  Witt, personagem mais encantador do filme, é quem tenta achar suas relações com o absoluto. Ele tem uma adequação perfeita homem/natureza. Que relação é essa ?4-  É ele quem, ao longo do filme, sai do paraíso melanésio para a guerra destruidora, qual seu objetivo? 5-  A guerra começa, e a partir daí o que vemos é a luta dos soldados qual o objetivo deles?  6- Em outra situação do filme, o sargento interpretado por Sean Penn corre pela linha de fogo, isso ocorre por qual motivo? E por que ele se revolta ?
O filme um conjunto de imagens em que cada ato de cada personagem deve ser remetido unicamente a si próprio, 7- O  filme tem como base um retrato da 2 Guerra, porém o grupo deverá descrever 3 personagens para retratar o lado psicológico deles diante da Guerra. 8- Para o grupo Além da Linha Vermelha é um filme ético, onde tudo que acontece remete única e exclusivamente à vivência do personagem, e como tal, deve ser julgado somente à luz de seu próprio modo de pensar? 9- Escolha a(s) cenas mais marcantes do filme. Descrevendo-a, 10- Compare os horrores da guerra com os personagens , o que cada um pensa ( escolha o personagem que mais impressionou o grupo no filme ) Bom Filme !!!
OBS: Para o grupo que escolheu esse filme , e caso não ache , por ser antigo ( mas é excelente ) Pode ser substituído por :
Códigos de Guerra, dirigido por John Woo e estrelado por Nicolas Cage. Foi lançado em 2002 e. O filme é baseado na incrível e verídica história da participação de membros da tribo ameríndia dos Navajos na criação de um código baseado em sua língua, e sua colaboração heróica para a vitória norte-americana sobre os japoneses em 1945.
 Durante a Segunda Guerra Mundial, ano de 1944, os Estados Unidos levam adiante a guerra contra o Japão, nas ilhas do Pacífico. Mas, algo vai mal para os americanos, 1) Por que ? 2- É desenvolvido um novo código,baseado em que ? 3-  Para utilizar o novo código  é preciso fazer o que ?
Como tal código não poderia cair nas mãos do inimigo, algumas medidas são tomadas, 3- Quais são?  . Alguns dentre os melhores fuzileiros americanos são convocados para fazer a guarda pessoal dos codificadores:4- Descreva o personagem do sargento Joseph Enders, único sobrevivente de uma terrível batalha nas Ilhas Salomão, interpretado por Nicholas Cage?
Após uma breve recuperação no hospital naval, Enders assume a missão e recebe de seu oficial superior uma ordem de valor moral duvidoso.5-  Qual é essa ordem ? e porque o personagem se vê frente a um dilema de valor moral ? 6- O grupo descreverá a(s) cenas sobre os horrores da guerra que mais impressioram o grupo. 7- Escolham 3 personagens do filme e retrate cada um deles , de forma breve, descrevendo suas funções, suas dúvidas, seu dilemas. 8- Diante dos fatos narrados no filme ( fatos reais) Qual a posição do EUA frente a batalha contra os Japoneses? 9- Para o grupo ,houve vencedor? Justifique .

Cartas de Iwo Jima
Durante a Segunda Guerra Mundial,  O Japão não tinha condições de estar naquela guerra. Não tinha dinheiro, nem armamentos, seus oficiais eram aristocratas ligados ao rei sem treinamento militar adequado, a maioria dos soldados era de camponeses recrutados à força.1- Assim alguns motivos levaram alguns japoneses se alistarem , enumere alguns desses motivo: 2-  “Os soldados japoneses sabiam que iriam perder a guerra desde o início”.  O Grupo concorda com essa afirmativa ? justifique: 3- A ordem era de lutar até a morte, por que os japoneses se sacrificaram por uma guerra? Seus costumes? Sua religião? Por que foram treinados para morrer pelo Imperador , pela sua Pátria? Justifique. 4-  Em Iwo Jima, descreva se a batalha estava equilibrada quanto aos soldados, armamentos, tecnologia entre   japoneses X Americanos: 5-  “Não foi uma luta, foi um massacre” essa afirmativa está correta ? Justifique descrevendo alguma cena que descreva essa afirmativa. 6- Os japoneses não tinham sequer água e mantimentos o suficiente, O que eles acabam fazendo?  Descreva a difrença de armamentos japoneses X americanos. 7- Por que  os oficiais japoneses da Era Meiji, eram  obcecados em fazer do Japão um império? 8- Quando a guerra acabou, boa parte dos soldados continuou lutando,Por que ? O filme é baseado nas cartas de quem eram essas cartas? E que fim levou essas cartas ? 9- O filme retrata um General japonês de uma grandeza moral , descreva esse personagem e qual acena que mais impressionou o grupo com a posição deste General . 10- Quanto tempo e como  os japoneses resistiram aos americanos, qual a motivação? E por que ? O longa mostra a visão do lado japonês , diante de uma batalha “quase” perdida, assim houve vencedores? Justifique.11- Descreva a cena que mais impressionou o grupo e por que ?  Bom Filme !!!!

A Lista de Schindler

O filme começa em 1939 com os alemães iniciando a relocação dos judeus poloneses para o Gueto de Cracóvia, pouco tempo depois do início da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, Oskar Schindler, um empresário alemão de Morávia, chega na cidade com a esperança de fazer uma fortuna lucrando com a guerra.1-  Schindler, descreva tal personagem :2-. Patrocinado pelos militares, o que  ele adquire? 3- Ele ganha a colaboração de Itzhak Stern, um oficial da Judenrat (Conselho Judeu) de Cracóvia, Por que Schindler aceita tal colaboração? 4- Os empresários judeus emprestam o dinheiro à Schindler para a fábrica em troca de  que ? 5-  Schindler agrada os nazistas, aproveita sua nova fortuna e sua posição como "Herr Direktor", enquanto Stern cuida de toda a administração.6- Por que Schindler contrata judeus poloneses ao invés de poloneses católicos? Os trabalhadores da fábrica de Schindler  recebem benefícios, quais ? Stern, judeu colaborador de Schindler começa a fazer manobras para salvar alguns judeus, quais são e por que ? 7- O Tenente Amon Göth da SS chega em Cracóvia para supervisionar a construção do novo campo de concentração de Płaszów. Com o campo completo, o que ele ordena? 8- Descreva a cena desta opração ordenada pelo Tenente: 9- Schindler, assisti tudo,  profundamente afetado, qual a mudança que ele começa a fazer? 10-  Quais seus reais motivos para manter a fábrica funcionando ? 11- Enquanto os rumos da guerra mudam, Göth recebe ordens de Berlim, quais seriam essas ordens?  12- Em um primeiro momento, Schindler se prepara para deixar Cracóvia com sua fortuna. Ele não consegue fazer isso,Por que ?  Qual o objetivo dele ?
"A Lista de Schindler" compreende esses judeus "especializados", e para muitos no campo de Płaszów, ser incluído na lista significa a diferença entre a vida e a morte.13-  . O trem que levava as mulheres judias acidentalmente é redirecionado para Auschiwitz. Ao saber disso, Schindler vai imediatamente para o campo, O que acontece ? 14-Para manter seus trabalhadores vivos,o que Schindler faz ? Seu dinheiro acaba quase ao mesmo tempo que o exército alemão (Wehrmacht) se rende, encerrando a guerra.
Como um membro do Partido Nazista e alguém que lucrou com a guerra, em 1945, Schindler deve fugir do Exército Vermelho, Por que ? O que seus trabalhadores lhe entregam ? O que está escrito no anel que Schindler recebe ?  Schindler fica tocado mas profundamente envergonhado, achando que poderia ter feito mais. Já quase no final , Os Judeus de Schindler  no presente, faz algo inesperado no túmulo de Schindler  o que foi ? 15- A maioria das cenas são feitas em preto e branco, mas algumas recebem tons de vermelho, por que ? descreva uma das cenas : 16- Nos campo de concentração de  Auschwitz, o filme mostra os horrores do que ficou conhecido como o “HOLOCAUSTO” ou Genocídio dos Judeus e outros , faça um breve resumo explicando o que foi, por que ocorreu , e quais as piores atrocidades cometidas pelos nazistas nos campos de concentração ( escolham 2 explicando ) 17- O grupo deverá pesquisar se ainda existe algum sobrevivente de Auschwitz e se existe alguém vivo que foi um dos trabalhadores de Shindler hj ? caso negativo , quando morreu? ( ponto extra)  
18- “Atraído pela  natureza paradoxal de Schindler...(   um Nazista salvando Judeus)...”O que levaria um homem como este a de repente pegar tudo que ele ganhou e colocar a serviço para salvar essas vidas?" Discuta e em uma frase responda .

Olga 


Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou,1- O que  Olga faz em Moscou? 2-  Lá ela é encarregada de uma missão, qual ? O que acontece nesta missão, entre Olga e Prestes? 3- O que era a Coluna Prestes , qual seus objetivos ? 4- E por que Prestes liderou outro movimento chamado de “Intentona Comunista” , qual era o objetivo desse movimento? 5-  Olga é presa com Prestes, Isso ocorre a mando do governo brasileiro , quem governava o nosso país nesta época e por que foi desenvolvido um a Lei de segurança, está lei permitia o que ? 6- Retrate a vida de Olga na Alemanha Nazista e como ela conseguiu ficar com a filha mais tempo que o permitido? 7- Devido a  campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até ? 9-  Anita, filha de Olga , foi levada para onde?10- inicialmente Olga acreditava que Anita poderia ter sido levada, por quem? Como ela ficou sabendo que a filha estava a salvo? 11-Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino.  O que aconteceu com ela em fevereiro de 1942? 12- Antes do inevitável, Olga escreve uma carta , o que continha nela ? escreva ela na íntegra. 13- “Que os jovens saibam, que os adultos se recordem,
Que todos vejam e julguem, com os seus olhos,
os seus sentimentos, sua razão e os seus valores”. Quem escreveu esse texto?

Bom Filme !!!!
 


0 comentários: