domingo, 5 de junho de 2011

simulado - 2º bim - turmas de 5º feira atenção!!!!

Simulado 2º bim – TURMAS DE 5º F ( VALOR 2,5)

NOME T:

1- Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:
a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

2- Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:
a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.

3- No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:
a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Golpe do 18 de Brumário.

4- A Revolução Francesa é um marco na história da humanidade por ter produzido rupturas com o Antigo Regime. Qual das alternativas apresenta as mais importantes?
a) O assassinato do médico Marat, editor do jornal Amigo do Povo, por Charlotte Corday, provocou a radicalização entre os jacobinos.
b) A participação das mulheres na queda da Bastilha e o surgimento do grupo radical dos Girondinos.
c) O fim da servidão e dos privilégios feudais, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, o confisco dos bens do clero, a reforma do Exército e da Justiça.
d) O fim da escravidão, a declaração dos direitos do homem, o código de Napoleão com reforma judiciária que confiscou as terras da aristocracia.
e) A secularização do clero, a República Jacobina, o comitê de Salvação Pública que condenou à morte os próprios líderes da Revolução.

5- Para os leitores do século XVIII, os clássicos - EMÍLIO, de Rosseau; DICIONÁRIO FILOSÓFICO, de Voltaire e a ENCICLOPÉDIA, de Diderot e D Alambert - não passavam de literatura clandestina e subversiva; é que estes livros exerceram uma grande influência nos destinos da França revolucionária. Sobre este fato, identifique as proposições verdadeiras ou falsas.

( ) A historiografia reconhece várias fases pelas quais passou a Revolução Francesa: Assembléia Nacional Constituinte, Monarquia Constitucional, Convenção Nacional e Diretório.

( ) Proclamada a República na França, em 22.09.1792, a Assembléia Nacional Constituinte foi substituída pela Convenção Nacional que deveria confirmar a Constituição de 1791.

( ) Na Convenção Nacional, três grupos disputavam o poder: os Girondinos, representantes da alta burguesia; os Jacobinos, da pequena e média burguesia e o proletariado de Paris e a Planície, que representava a burguesia financeira.

( ) Napoleão Bonaparte dissolveu o Diretório, em 1799, e iniciou uma política de expansão territorial, na Europa, com reflexos para o Brasil: a transmigração da família real portuguesa.A respeito do Golpe do 18 Brumário é correto afirmar que

a) a ditadura bonapartista atendeu aos interesses da burguesia francesa.
b) provocou a convocação da Assembléia Nacional Constituinte.
c) reforçou a composição política entre girondinos e jacobinos.
d) a ditadura napoleônica instituiu o Terror.
e) aprovou a Declaração dos Direitos do Homem

7- A chamada "Era Napoleônica" (1799-1814) foi uma época marcada por grandes conflitos bélicos na Europa. Sobre esse momento e suas repercussões na história do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A necessidade financeira decorrente dos custos militares levou Napoleão Bonaparte a vender territórios coloniais franceses na América do Norte. Nesse contexto, o vasto território da Louisiana foi incorporado aos EUA.
b) O envolvimento da França em conflitos bélicos contra quase toda Europa favoreceu a perda de colônias francesas na América. A independência do Haiti e a ocupação da Guiana Francesa pelos portugueses são exemplos disso.
c) Durante o apogeu do Império Napoleônico, a Espanha tornou-se politicamente dependente da França. Essa situação favoreceu anseios autonomistas na América espanhola e levou a Inglaterra a apoiar movimentos de independência.
d) Com o "bloqueio continental", a Inglaterra teve seus interesses comerciais na América seriamente prejudicados. Nesse contexto, os britânicos invadiram a Argentina em 1806 e a controlaram até 1815, quando o Congresso de Viena decretou sua independência.

8- :Assinale a alternativa INCORRETA relativa à Revolução Francesa.
a) A convocação dos Estados Gerais, primeiro passo para a Revolução Francesa, foi decorrente de uma crise financeira que afligia o Estado francês.
b) A Assembléia Constituinte aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabeleceu o direito à igualdade de todos perante a lei.
c) Foi característica do Período do Terror o radicalismo político centrado na figura de Robespierre.
d) A sociedade francesa era estratificada em três ordens, respectivamente: Clero, Nobreza e Burguesia.
e) A fim de garantir os direitos individuais, foram mantidas as Corporações de Ofício e Guildas mercantis ou artesanais existentes.

BOM TRABALHO!!!!!!!!!!!!!!!!

1 comentários:

Anayara disse...

Prof como vamos corrigir o simulado se a escola esta greve e com isso os alunos não estão indo para escola ?