terça-feira, 19 de novembro de 2013

VIDEO SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL 7 E 1 ANO

http://www.youtube.com/watch?v=QvRxzniMNDA

TEXTO PARA O 9ANO

TEXTO PARA PROVA / 9 ANO Prof Valéria

ERA VARGAS (1930-1945)

Houve muitos que consideraram um exagero retórico o uso do termo revolução para designar o ocorrido em 1930. Na realidade, segundo esse ponto de vista, a chamada Revolução de 1930 nada mais teria sido senão um golpe que deslocou do poder de Estado um setor da oligarquia brasileira, para dar lugar a um outro setor dessa mesma oligarquia.
Evidentemente que a Revolução de 1930 não poder ser comparada à Revolução francesa de 1789 ou à Revolução russa de 1917. Ela não foi programada para produzir imediatas e radicais mudanças na estrutura sócio - produtiva do país. Decorreu, sobretudo, do efeito dos limites a que chegou a política econômica de proteção do café ante à violenta crise do capitalismo mundial.
Assim vista, a Revolução de 1930 se inscreve na vaga de instabilidade política que tomou conta da América Latina na década de 30, a qual produziu grandes agitações e golpes militares no Peru (1930), na Argentina (1930), no Chile (1931), no Uruguai (1933), em Cuba (1933) e nas repúblicas centro-americanas, no mesmo período.
O que não significa dizer, no entanto, que a Revolução de 1930 não tenha sido importante para o nosso passado. Pelo contrário. A Revolução de 1930 foi decisiva para a mudança de rumos da história brasileira.
Ao afastar do poder os fazendeiros do café, que o vinham controlando desde o governo de Prudente de Morais, em 1894, pavimentou o caminho para uma significativa reorientação da política econômica do país.
Tendo cortado o cordão umbilical que unia o café às decisões governamentais atinentes ao conjunto da economia e da sociedade brasileiras, a Revolução ensejou uma dinamização das atividades industriais. Até 1930, os impulsos industrialistas derivavam do desempenho das exportações agrícolas.
A partir de 1930, a indústria passa a ser o setor mais prestigiado da economia, concorrendo para importantes mudanças na estrutura da sociedade. Intensifica-se o fluxo migratório do campo para os centros urbanos mais industrializados, notadamente São Paulo e Rio de Janeiro, que, adicionado ao crescimento vegetativo da população, proporciona uma maior oferta de mão-de-obra e o aumento do consumo.
Entre 1929 e 1937 a taxa de crescimento industrial foi da ordem de 50%, tendo-se verificado, no mesmo período, a criação de 12.232 novos estabelecimentos industriais no país.
Desse modo, independentemente das origens sociais e das motivações mais imediatas dos revolucionários, não há dúvida de que a Revolução de 1930 constituiu uma ruptura no processo histórico brasileiro.

Significado da era Vargas:

Getúlio implantou no país um novo estilo político - O POPULISMO - e um modelo econômico baseado no intervencionismo estatal objetivando desenvolver um capitalismo industrial nacional (processo de substituição de importações).
Populismo é um fenômeno típico da América Latina,durante o séc. XX,no momento de transição para estruturas econômicas mais modernas. Ele significa "política de massas", ou seja, política que utiliza as massas como elemento fundamental nas regras do jogo.
Caracteriza-se pelo contato direto da liderança e o povo. Através dele, Getúlio lutou contra as oligarquias, manteve o povo sob controle assumindo uma imagem paternalista e consolidou a indústria dentro de um esquema intervencionista.Não se tratava de povo no governo, mas de manipulação do povo para benefício do próprio líder carismático e das elites possuidoras.

Governo provisório (1930-34) - fatos marcantes:

A Revolução constitucionalista de SP (1932): a pretexto de democratizar e constitucionalizar o país, os cafeicultores de SP tentaram voltar ao poder. Foram duramente reprimidos. Vargas, numa atitude claramente populista, concilia-se com os vencidos: nomeia paulistas para cargos chaves e mantém a política de valorização do café.
A constituição de 1934: inspirada na constituição democrática de Weimar (Alemanha), a 3 constituição brasileira foi promulgada com as seguintes características: federalismo, eleições diretas (a partir de 38 - até lá Vargas seria o presidente) e secretas, voto feminino, representação classista no congresso e leis sociais (salário mínimo e legalização dos sindicatos). Apesar dos avanços, ela não tocou na estrutura agrária e nem regulou as leis sociais o que impedia sua aplicação.

Governo constitucional (1934-37) - fatos marcantes:

A "intentona" comunista (1935): as contradições sociais aguçadas com o desenvolvimento industrial fortaleceram o partido comunista. O objetivo do PC era criar alianças com setores mais progressistas da sociedade por isso criou a Aliança Nacional Libertadora (ANL) com um programa nacionalista, antifascista e democrático.
Com a repressão de Vargas a ANL, os comunistas passaram a preparar uma insurreição armada. Devido a não participação popular, a intentonaterminou em uma "quartelada" fracassada liderada por Prestes. Os dois anos que se seguiram foram marcados pelo fechamento político (estado de sítio) que prenunciava a ditadura que se iniciaria em 1937.
A ascensão da ideologia fascista: A ação integralista brasileira (AIB), liderada por Plínio Salgado, foi a expressão típica do modelo fascista no Brasil. Propunha o culto ao seu líder e uma retórica agressiva anticomunista e nacionalista. O integralismo apoiou entusiasticamente o Golpe de 37, no entanto, Vargas não dividiu os privilégios do poder com a AIB.
O plano COHEN: Em determinado momento, o governo anunciou ter descoberto um plano comunista subversivo e o utilizou para dar o golpe de estado em 1937 cancelando as eleições de 1938. Na verdade, o plano era falso e foi apenas o pretexto para a ditadura. Iniciava-se o ESTADO NOVO.

O Estado Novo (1937-45) - fatos marcantes:

A constituição de 1937 (a "polaca"):outorgada e fascista. Estabelecia que o presidente teria o poder nas mãos enquanto não se convocasse um plebiscito para aprová-la (o que não aconteceu).
A ditadura: os partidos foram suprimidos, o legislativo suspenso, a censura estabelecida pelo departamento de imprensa e propaganda (DIP), centralizaram-se as funções administrativas através do departamento de administração do serviço público (DASP), as liberdades civis deixaram de existir.
A economia: aprofundamento da industrialização através do processo de substituição de importações nos setores de bens de consumo não duráveis (tecidos e alimentos) e, principalmente, dos bens intermediários (metalurgia e siderurgia). O estado arcou com o ônus da industrialização numa demonstração de nacionalismo econômico: foram criados a vale do rio doce, a siderúrgica nacional e o conselho nacional de petróleo (nacionalização do refino, não a estatização).
A questão social: criou-se o salário mínimo (1940), a consolidação das leis trabalhistas (1943) e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministério do trabalho. Deixava-se claro a combinação entre paternalismo estatal e fascismo. O estado passava a controlar as relações entre capital e trabalho (CORPORATIVISMO).
A 2 guerramundial e a queda de Vargas: até 1941, o Brasil manteve-se neutro na guerra com declarada simpatia pelos fascistas.
Em 1942, porém, a ajuda americana para construção da usina de Volta Redonda foi decisiva para que Vargas declarasse guerra ao EIXO. A contradição entre a política externa e a realidade interna do regime se torna patente forçando a abertura do regime.
A abertura aconteceu em 1945: Surgiram partidos políticos como a UDN (burguesia financeira urbana ligada ao capital estrangeiro), o PSD (oligarquias agrárias), o PTB (criado por Vargas - massas operárias citadinas), o PCB (intelectualidade).
Ao mesmo tempo, Getúlio adotava um discurso cada vez mais nacionalista earticulava o movimento QUEREMISTA, favorável a sua permanência nos cargo. Em 1945, o exército derrubou o presidente evitando o continuísmo.
EXERCÍCIOS :
1- “A Revolução de 1930 pôs fim à hegemonia do café, desenlace inscrito na própria forma de inserção do Brasil no sistema capitalista internacional”. (Fausto, Bóris. A revolução de 30: Historiografia e História. SP, Brasiliense, 1972, p.112).
a) Vários fatores sociais determinaram este processo revolucionário. Cite dois deles.
b) Analise os desdobramentos da Revolução de 1930 na industrialização brasileira.

2-
(...) aquele estadista
reprimiu os paulistas
comunistas e integralistas.
Mas não há quem esconda
seu valor de idealista,
basta falar em Volta Redonda, (...) "
(Gomes, Dias e Gullar, Ferreira. Dr. Getúlio: sua vida e sua glória. São Paulo, Civilização Brasileira, 1968. pp. 10 e 11)
a) Indique duas características do governo de Getúlio Vargas, no período entre 1930 e 1937.
b) Explique uma característica do Estado Novo.
3- Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:
a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.
d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.


TEXTO PARA O 8 ANO

DA CRISE DO IMPÉRIO à REPÚBLICA  - TEXTO PARA PROVA / 8 ANO Prof Valéria
Crises do Império
A crise do Império foi resultado das transformações processadas na economia e na sociedade, a partir do século XIX, que somando-se, conduziram importantes setores da sociedade a uma conclusão: a Monarquia brasileira,que nunca conseguia se mostrar capaz de acompanhar a marcha da História em todos os detalhes,precisava ser superada para dar lugar a um outro regime político mais adaptado aos problemas da época. A crise do Império foi marcada por uma série de questões que desembocaram na Proclamação da República.
Além disto, houve a questão religiosa, esta provocada pela recusa dos bispos Dom Antônio de Macedo Costa e D. Frei Vital em aceitar as interferências do governo influenciado pela maçonaria na nomeação de diretores de ordens terceiras e irmandades.
Em seguida, a questão militar causada por atritos entre os militares e o império. Os profissionais das armas queriam uma maior autonomia nos assuntos políticos da nação, e o império punia as manifestações quaisquer que fossem.
Os republicanos cresciam em poder e influência, a opinião pública já vislumbrava com bons olhos um Brasil sem imperador. O tenente-coronel Benjamin Constant na Escola Militar pregava o positivismo e a república.
Em 1873, aconteceu um Congresso Republicano em São Paulo, neste, houve a confecção e a aprovação de um projeto de constituição. O regime monárquico estava acabando, os ventos republicanos já sopravam no horizonte. Com o agravamento da questão militar, o gabinete de Ouro Preto iniciou sua queda.
Outro fator secundário era que os países vizinhos como: Argentina, Paraguai e Uruguai já tinham adotado o governo republicano,coisa que durante a Guerra do Paraguai os integrantes das forças armadas do Brasil de então,notadamente os membros do Exército, tiveram a oportunidade de conhecer profundamente, e de perto, criando em si um espírito positivista da visão de um Brasil repúblicano.
Questão escravocrata

Os cafeicultores não se conformaram com a abolição da escravidão e com o fato de não terem sido indenizados. Sentindo-se abandonados pela monarquia passaram a apoiar a causa republicana, surgindo os chamados republicanos de 13 de maio (chamada assim por causa da data em que a Lei Áurea foi assinada, 13 de maio de 1888). As principais leis que contribuíram para o fim da escravidão no Brasil foram:
·         1850 (Lei Eusébio de Queirós): extinguiu o tráfico negreiro;
·         1871 (Lei do Ventre Livre): os filhos de escravos são considerados livres, devendo aos proprietários criá-los até os oito anos;
·         1885 (Lei dos Sexagenários): quando o escravo completasse 65 anos estaria liberto;
·         13 de maio de 1888 (Lei Áurea): abolição total da escravidão, assinada pela princesa Isabel, que substituía provisoriamente o imperador, que nesta época estava na França cuidando da sua saúde.


Questão religiosa
Desde o período colonial a igreja católica era uma instituição submetida ao estado, pelo regime do padroado, que dava ao imperador controle sobre o clero e assuntos eclesiásticos. O imperador tinha o direito de exercer o "beneplácito", ou seja, nenhuma ordem do papa poderia vigorar no Brasil sem antes ter sido aprovada por ele.
Mas, em 1872, D. Vital e D. Macedo, bispos de Olinda e de Belém, respectivamente, resolveram seguir ordens do papa Pio IX, punindo os religiosos que apoiavam os maçonismo (membros da maçonaria). D. Pedro II, influenciado pela maçonaria, solicitou aos bispos que suspendessem as punições. Como eles se recusaram a obedecer ao imperador, foram condenados a quatro anos de prisão. Em 1875receberam o perdão imperial e foram libertados, mas o episódio abalou as relações entre a igreja e o imperador.
Questão militar
Durante o império havia sido aprovado o projeto montepio, pelo qual as famílias dos militares mortos ou mutilados na Guerra do Paraguai recebiam uma pensão. A guerra terminara em 1870 e, em 1883 o montepio ainda não estava pago. Os militares encarregaram então o tenente-coronel Sena Madureira de defender os seus direitos. Este, depois de se pronunciar pela imprensa, atacando o projeto montepio, foi punido. A partir de então os militares foram proibidos de dar declarações à imprensa sem prévia autorização imperial.
O descaso que alguns políticos e ministros conservadores tinham pelo Exército levava-os a punir elevados oficiais, por motivos qualificados como indisciplina militar. As punições disciplinares conferidas ao tenente-coronel Sena Madureira e ao coronel Ernesto Augusto da Cunha Matos provocaram revolta em importantes chefes de Exército, como o Marechal Deodoro da Fonseca.
Fim do Império
 O movimento pró-república no Brasil tomava proporções irreversíveis, mas para que a alteração na forma de governo se desse de forma democrática seria necessário uma Assembléia Geral majoritariamente republicana, o que parecia distante de ocorrer, pois a população não se mostrava simpática à derrocada da monarquia. Cientes desse problema, os republicanos viram-se obrigados a apelar para a força, e, em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclama a república. D. Pedro II foi deposto do trono brasileiro. Deodoro recebeu o título de chefe do governo provisório. D. Pedro II foi obrigado a embarcar para a Europa com a família no dia 17 de novembro de 1889, na calada da noite, a fim de não gerar revolta popular.
Golpe republicano

O Governo Imperial, percebendo, embora tardiamente, a difícil situação em que se encontrava com o isolamento da monarquia, apresentou à Câmara dos Deputados um programa de reformas políticas, do qual constavam: liberdade de fé religiosa, liberdade de ensino e seu aperfeiçoamento, autonomia das Províncias e mandato temporário dos senadores.
Entretanto, as reformas chegaram tarde demais. No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o comando das tropas revoltadas, ocupando o Quartel General do Rio de Janeiro. Na noite do dia 15 de novembro constituiu-se o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. D. Pedro II, que estava em Petrópolisdurante esses acontecimentos, recebeu, no dia seguinte, um documento do novo Governo, solicitando que se retirasse do País, juntamente com sua família.
Proclamada a república, no mesmo dia 15 de novembro de 1889, forma-se um governo provisório, sendo o chefe do governo Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, acabando assim com o segundo reinado e com o Período Imperial do Brasil.

Na avaliação do Visconde de Ouro Preto, deposto da presidência do conselho de ministrosem 15 de novembro, a proclamação da república foi um erro, e, assim se expressou em seu livro "Advento da ditadura militar no Brasil":

sábado, 9 de novembro de 2013

ENTREGA DOS ROTEIROS - 9ANO

Prezados grupos devido ao meu atraso , na postagem dos roteiros o Dia da ENTREGA E APRESENTAÇÃO será 18 e 19/11 vale 4,0p lembrando: 2,0 pelo roteiro e 2,0p pela apresentação e O SIMULADO EM DUPLA , SEM CONSULTA vale 6,0p : DIA 26/11. 

OBS :  O roteiro deverá ser respondido integralmente , digitado ou escrito em folha de papel almaço.Com nome do FILME  escolhido,os nomes do grupo , Ns, e turma Ok!!! caso algum aluno não participe de nada , será excluido da avaliação , conforme relato do grupo.

          A presentação dos filmes CABERÁ A CADA GRUPO, escolher o modo como vai apresentar os temas dos filmes. Caso haja algum grupo que vai usar o data show, certifique-se que a imagem está boa e o som , OK , para não termos imprevistos .

Aguardo ansiosa pelo excelente resultado que essa turma sempre demonstrou !! bjus Profa valéria.

CONT.DOS ROTEIROS DOS FILMES 9ANO

Além da Linha Vermelha começa de forma inesperada. 1- Que forma é essa? 2- Uma tribo melanésia e seus costumes, retrate de maneira breve esses costumes.3-  Witt, personagem mais encantador do filme, é quem tenta achar suas relações com o absoluto. Ele tem uma adequação perfeita homem/natureza. Que relação é essa ?4-  É ele quem, ao longo do filme, sai do paraíso melanésio para a guerra destruidora, qual seu objetivo? 5-  A guerra começa, e a partir daí o que vemos é a luta dos soldados qual o objetivo deles?  6- Em outra situação do filme, o sargento interpretado por Sean Penn corre pela linha de fogo, isso ocorre por qual motivo? E por que ele se revolta ?
O filme um conjunto de imagens em que cada ato de cada personagem deve ser remetido unicamente a si próprio, 7- O  filme tem como base um retrato da 2 Guerra, porém o grupo deverá descrever 3 personagens para retratar o lado psicológico deles diante da Guerra. 8- Para o grupo Além da Linha Vermelha é um filme ético, onde tudo que acontece remete única e exclusivamente à vivência do personagem, e como tal, deve ser julgado somente à luz de seu próprio modo de pensar? 9- Escolha a(s) cenas mais marcantes do filme. Descrevendo-a, 10- Compare os horrores da guerra com os personagens , o que cada um pensa ( escolha o personagem que mais impressionou o grupo no filme ) Bom Filme !!!
OBS: Para o grupo que escolheu esse filme , e caso não ache , por ser antigo ( mas é excelente ) Pode ser substituído por :
Códigos de Guerra, dirigido por John Woo e estrelado por Nicolas Cage. Foi lançado em 2002 e. O filme é baseado na incrível e verídica história da participação de membros da tribo ameríndia dos Navajos na criação de um código baseado em sua língua, e sua colaboração heróica para a vitória norte-americana sobre os japoneses em 1945.
 Durante a Segunda Guerra Mundial, ano de 1944, os Estados Unidos levam adiante a guerra contra o Japão, nas ilhas do Pacífico. Mas, algo vai mal para os americanos, 1) Por que ? 2- É desenvolvido um novo código,baseado em que ? 3-  Para utilizar o novo código  é preciso fazer o que ?
Como tal código não poderia cair nas mãos do inimigo, algumas medidas são tomadas, 3- Quais são?  . Alguns dentre os melhores fuzileiros americanos são convocados para fazer a guarda pessoal dos codificadores:4- Descreva o personagem do sargento Joseph Enders, único sobrevivente de uma terrível batalha nas Ilhas Salomão, interpretado por Nicholas Cage?
Após uma breve recuperação no hospital naval, Enders assume a missão e recebe de seu oficial superior uma ordem de valor moral duvidoso.5-  Qual é essa ordem ? e porque o personagem se vê frente a um dilema de valor moral ? 6- O grupo descreverá a(s) cenas sobre os horrores da guerra que mais impressioram o grupo. 7- Escolham 3 personagens do filme e retrate cada um deles , de forma breve, descrevendo suas funções, suas dúvidas, seu dilemas. 8- Diante dos fatos narrados no filme ( fatos reais) Qual a posição do EUA frente a batalha contra os Japoneses? 9- Para o grupo ,houve vencedor? Justifique .

Cartas de Iwo Jima
Durante a Segunda Guerra Mundial,  O Japão não tinha condições de estar naquela guerra. Não tinha dinheiro, nem armamentos, seus oficiais eram aristocratas ligados ao rei sem treinamento militar adequado, a maioria dos soldados era de camponeses recrutados à força.1- Assim alguns motivos levaram alguns japoneses se alistarem , enumere alguns desses motivo: 2-  “Os soldados japoneses sabiam que iriam perder a guerra desde o início”.  O Grupo concorda com essa afirmativa ? justifique: 3- A ordem era de lutar até a morte, por que os japoneses se sacrificaram por uma guerra? Seus costumes? Sua religião? Por que foram treinados para morrer pelo Imperador , pela sua Pátria? Justifique. 4-  Em Iwo Jima, descreva se a batalha estava equilibrada quanto aos soldados, armamentos, tecnologia entre   japoneses X Americanos: 5-  “Não foi uma luta, foi um massacre” essa afirmativa está correta ? Justifique descrevendo alguma cena que descreva essa afirmativa. 6- Os japoneses não tinham sequer água e mantimentos o suficiente, O que eles acabam fazendo?  Descreva a difrença de armamentos japoneses X americanos. 7- Por que  os oficiais japoneses da Era Meiji, eram  obcecados em fazer do Japão um império? 8- Quando a guerra acabou, boa parte dos soldados continuou lutando,Por que ? O filme é baseado nas cartas de quem eram essas cartas? E que fim levou essas cartas ? 9- O filme retrata um General japonês de uma grandeza moral , descreva esse personagem e qual acena que mais impressionou o grupo com a posição deste General . 10- Quanto tempo e como  os japoneses resistiram aos americanos, qual a motivação? E por que ? O longa mostra a visão do lado japonês , diante de uma batalha “quase” perdida, assim houve vencedores? Justifique.11- Descreva a cena que mais impressionou o grupo e por que ?  Bom Filme !!!!

A Lista de Schindler

O filme começa em 1939 com os alemães iniciando a relocação dos judeus poloneses para o Gueto de Cracóvia, pouco tempo depois do início da Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, Oskar Schindler, um empresário alemão de Morávia, chega na cidade com a esperança de fazer uma fortuna lucrando com a guerra.1-  Schindler, descreva tal personagem :2-. Patrocinado pelos militares, o que  ele adquire? 3- Ele ganha a colaboração de Itzhak Stern, um oficial da Judenrat (Conselho Judeu) de Cracóvia, Por que Schindler aceita tal colaboração? 4- Os empresários judeus emprestam o dinheiro à Schindler para a fábrica em troca de  que ? 5-  Schindler agrada os nazistas, aproveita sua nova fortuna e sua posição como "Herr Direktor", enquanto Stern cuida de toda a administração.6- Por que Schindler contrata judeus poloneses ao invés de poloneses católicos? Os trabalhadores da fábrica de Schindler  recebem benefícios, quais ? Stern, judeu colaborador de Schindler começa a fazer manobras para salvar alguns judeus, quais são e por que ? 7- O Tenente Amon Göth da SS chega em Cracóvia para supervisionar a construção do novo campo de concentração de Płaszów. Com o campo completo, o que ele ordena? 8- Descreva a cena desta opração ordenada pelo Tenente: 9- Schindler, assisti tudo,  profundamente afetado, qual a mudança que ele começa a fazer? 10-  Quais seus reais motivos para manter a fábrica funcionando ? 11- Enquanto os rumos da guerra mudam, Göth recebe ordens de Berlim, quais seriam essas ordens?  12- Em um primeiro momento, Schindler se prepara para deixar Cracóvia com sua fortuna. Ele não consegue fazer isso,Por que ?  Qual o objetivo dele ?
"A Lista de Schindler" compreende esses judeus "especializados", e para muitos no campo de Płaszów, ser incluído na lista significa a diferença entre a vida e a morte.13-  . O trem que levava as mulheres judias acidentalmente é redirecionado para Auschiwitz. Ao saber disso, Schindler vai imediatamente para o campo, O que acontece ? 14-Para manter seus trabalhadores vivos,o que Schindler faz ? Seu dinheiro acaba quase ao mesmo tempo que o exército alemão (Wehrmacht) se rende, encerrando a guerra.
Como um membro do Partido Nazista e alguém que lucrou com a guerra, em 1945, Schindler deve fugir do Exército Vermelho, Por que ? O que seus trabalhadores lhe entregam ? O que está escrito no anel que Schindler recebe ?  Schindler fica tocado mas profundamente envergonhado, achando que poderia ter feito mais. Já quase no final , Os Judeus de Schindler  no presente, faz algo inesperado no túmulo de Schindler  o que foi ? 15- A maioria das cenas são feitas em preto e branco, mas algumas recebem tons de vermelho, por que ? descreva uma das cenas : 16- Nos campo de concentração de  Auschwitz, o filme mostra os horrores do que ficou conhecido como o “HOLOCAUSTO” ou Genocídio dos Judeus e outros , faça um breve resumo explicando o que foi, por que ocorreu , e quais as piores atrocidades cometidas pelos nazistas nos campos de concentração ( escolham 2 explicando ) 17- O grupo deverá pesquisar se ainda existe algum sobrevivente de Auschwitz e se existe alguém vivo que foi um dos trabalhadores de Shindler hj ? caso negativo , quando morreu? ( ponto extra)  
18- “Atraído pela  natureza paradoxal de Schindler...(   um Nazista salvando Judeus)...”O que levaria um homem como este a de repente pegar tudo que ele ganhou e colocar a serviço para salvar essas vidas?" Discuta e em uma frase responda .

Olga 


Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou,1- O que  Olga faz em Moscou? 2-  Lá ela é encarregada de uma missão, qual ? O que acontece nesta missão, entre Olga e Prestes? 3- O que era a Coluna Prestes , qual seus objetivos ? 4- E por que Prestes liderou outro movimento chamado de “Intentona Comunista” , qual era o objetivo desse movimento? 5-  Olga é presa com Prestes, Isso ocorre a mando do governo brasileiro , quem governava o nosso país nesta época e por que foi desenvolvido um a Lei de segurança, está lei permitia o que ? 6- Retrate a vida de Olga na Alemanha Nazista e como ela conseguiu ficar com a filha mais tempo que o permitido? 7- Devido a  campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até ? 9-  Anita, filha de Olga , foi levada para onde?10- inicialmente Olga acreditava que Anita poderia ter sido levada, por quem? Como ela ficou sabendo que a filha estava a salvo? 11-Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino.  O que aconteceu com ela em fevereiro de 1942? 12- Antes do inevitável, Olga escreve uma carta , o que continha nela ? escreva ela na íntegra. 13- “Que os jovens saibam, que os adultos se recordem,
Que todos vejam e julguem, com os seus olhos,
os seus sentimentos, sua razão e os seus valores”. Quem escreveu esse texto?

Bom Filme !!!!