domingo, 27 de outubro de 2013

SIMULADO 8 ANO - INDEPENDÊNCIA DO BRASIL À ABDICAÇÃO DE D.PEDRO I

1- RESPONDA CORRETAMENTE (3,0p)  DUPLA / ENTREGA 04/11

A- Na perspectiva do sistema social, a independência do Brasil não significou uma ruptura, sobretudo porque:

a) o parque industrial paulista, apesar de vigoroso, destinou poucos recursos para a melhoria das condições de vida da população.
b) a crise das relações diplomáticas com a Inglaterra impediu o fornecimento de produtos vitais para o abastecimento dos habitantes dos espaços urbanos.
c) as guerras ocorridas em 1820 impediram o governo de estabelecer uma política social consistente.
d) a organização do trabalho continuou tendo como base, o escravo e a propriedade de terras continuou nas mãos de uma elite.

B- Sobre a independência do Brasil é valido concluir que:
a) as camadas senhoriais, defensoras do Liberalismo Político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas a alteração nas estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
d) a independência brasileira afetou diretamente as elites, no que diz respeito a conquista de direitos trabalhistas pelos mais pobres.

C- A transmigração da Família Real portuguesa para o Brasil foi motivada pelo Bloqueio Continental ,que teve como consequencias ? JUSTIFIQUE A FRASE:" A INDEPENDENCIA DO BRASIL FOI UM PROCESSO QUE SE INICIOU COM A VINDA DA FAMILIA REAL PARA O BRASIL".

D- A primeira constituição brasileira de 1824 estabelece, EXCETO:

a) governo monárquico e hereditário.
b) unitarismo como forma de Estado.
c) voto censitário e a descoberto (não secreto).
d) liberalismo econômico mantendo a escravidão.
e) amplas restrições aos poderes do imperador.

E- Dentre os vários fatores que podem ser apontados no sentido de se explicar o descontentamento da população com o governo de D. Pedro I (1822-1931), destacam-se, EXCETO:

a) o profundo desequilíbrio observado nas finanças públicas.
b) o estilo visivelmente centralista e absolutista do governo.
c) o imobilismo do Estado frente à questão da abolição da escravidão.
d) o desastroso resultado verificado ao término da guerra cisplatina.
e) o clientelismo e a corrupção reinantes nas diversas esferas do poder.

F-  A abdicação do Imperador Pedro I representou a culminância dos diferentes problemas que caracterizam o Primeiro Reinado, a exemplo do(a):

a) apoio inglês à política platina do Império.
b) apoio das províncias à política do Reino Unido implantando por D. Pedro I, após a morte de D. João VI.
c) conflito entre os interesses dos produtores tradicionais de açúcar e os novos produtores de ouro.
d) confronto entre os grupos políticos liberais e o governo centralizado e com tendências despóticas de D. Pedro I.
e) crescente participação popular nas manifestações  políticas, favorecidas pela abolição do tráfico.

SIMULADO DO 7 E 1 ANO - AS GRANDES NAVEGAÇÕES

1- RESPONDA CORRETAMENTE : (2,0p ) DUPLA / ENTREGA 04/11

A- Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:

B- A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:

a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;


C-Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:

a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;
b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;
c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;
d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;

D- Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale (V) OU (F): (0,2 CADA )
 
a) (   ) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.
b) (   ) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.
c) (   ) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
d) (   )A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.
e) (   ) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.

E- Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:
 
a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;
b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;
c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;
d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;
e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.
 

CONTINUAÇÃO 9 ANO

7-  OLGA - é um filme brasileiro realizado em 2004 pelo diretor Jayme MonjardimOlga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Em Moscou, Olga faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.


OBS : APÓS AS ESCOLHAS CADA GRUPO VAI RECEBER UM ROTEIRO E ESCOLHERÁ DE QUE FORMA IRÁ APRESENTAR CADA FILME PARA TURMA , Ok !!! 

TRABALHO 9 ANO / VIDEO

OS  FILMES A SEREM ESCOLHIDOS :

1-  " Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood." - Por Cada metro de terreno conquistado, valorosos soldados japoneses e americanos travaram terriveis combates, conheça essa hitória, a conquista de uma ilha, que se tornou cemitério de dezenas de milhares dos mais bravos combatentes da Segunda Guerra Mundial.

2- "  ALÉM DA LINHA VERMELHA" 1998 Sinopse:

Durante a Segunda Guerra Mundial, fica claro que o resultado da batalha de Guadalcanal influenciará fortemente o avanço japonês no Pacífico. Assim, um grupo de jovens soldados é enviado para lá, trazendo alívio para as esgotadas unidades da marinha. Lá os recém-chegados conhecem um terror que nem imaginavam, mas no meio deste desespero surgem fortes laços de amor e amizade.

3- PEARL HARBOR - Pearl Harbor é um filme americano de 2001 produzido por Jerry Bruckheimer, dirigido por Michael Bay e distribuído pela Touchstone Pictures (subsidiária Walt Disney). RESUMO : Sete de dezembro de 1941. Os japoneses atacam de surpresa as forças armadas americanas em Pearl Harbor e os Estados Unidos entram na guerra. O filme focaliza o impacto devastador da guerra em dois jovens pilotos e uma bela enfermeira. Os dois jovens são Rafe MacCawley (Ben Aflleck) e Danny Walker (Josh Hartnett), que cresceram como irmãos e aprenderam a voar fazendo a pulverização de plantações. Agora ambos tornaram-se pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos e vão para a base de Pearl Harbor.

4-  A LISTA DE SHINDLER  - A história verdadeira deste homem que enfrentou perigos inacreditáveis e sacrificou tudo o que possuía, colocando em jogo a própria liberdade, para salvar mais de mil pessoas.
Partindo dos testemunhos dos Schindlerjuden - os judeus de Schindler -, Thomas Keneally compôs um romance notável e comovente, que retrata a coragem, a generosidade e a perspicácia de um herói em meio às cinzas do holocausto. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, A Lista de Schindler valeu a seu autor o cobiçado Prêmio Booker, da Inglaterra. Levado às telas com grande sucesso por Steven Spielberg, foi eleito o melhor filme de 1993 
5- A VIDA É BELA - ambos os filmes retratam os  horrores do holocausto e os campos de concentração nazista
6-OPERAÇÃO VALKIRIA -É  um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler.
Em 1944, o coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg perpetrou um atentado contra Hitler, (o atentado de 20 de Julho) em nome do movimento da resistência alemã, do qual faziam parte vários oficiais.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

EXERCICIOS SOBRE OS VIDEOS 1 ANO

PREZADOS ALUNOS DO 1 ANO: VALOR 3,0p
ASSISTAM OS DOIS VIDEOS SOBRE AS GRANDES NAVEGAÇÕES
1- COMPARE OS VIDEOS
2- IDENTIFIQUE AS CAUSAS
3- DESCREVAM AS DIFICULDADES DAS VIAGENS
4- QUAIS AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DA EXPANSÃO ESPANHOLA E PORTUGUESA
5- RELACIONE : OS INSTRUMENTOS USADOS NAS NAVEGAÇÕES, ONDE OS NAVEGADORES QUERIAM CHEGAR? E POR QUE ?
6- CONSEQUENCIAS

O TRABALHO SERÁ EM GRUPO DE 4 , POR ESCRITO EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO .
TERÃO DOIS DIAS PARA SER ENTREGUE : 03/10 E 10/10
OBS: OS TRABALHOS ENTREGUES NO DIA 03 > ENTRARÁ NA NOTA DO 3 BIM ,

OS ENTREGUES NO DIA 10 SOMENTE NO 4 BIM .

         OS MONITORES FICARAM RESPONSÁVEIS DE RECEBER OS TRABALHOS E ME ENTREGAR NA 2 F  DIA 7/10 ok !!!

BOM TRABALHO !!!

AS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS 1 ANO

https://www.youtube.com/watch?v=Bq5oL0TQIxw

VIDEOS SOBRE AS GRANDES NAVEGAÇÕES - 1492 A CONQUISTA DO PARAISO

ALUNOS DO 1 ANO

https://www.youtube.com/watch?v=O6fNI7MLnfY

VIDEOS SOBRE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

https://www.youtube.com/watch?v=97X1HafIRoM

CONTINUAÇÃO....

https://www.youtube.com/watch?v=37XH5UEpjlI