terça-feira, 29 de junho de 2010

GABARITO DO TRABALHO VC 1 ANO

TRABALHO / 2º BIM/ 1ºANO – dupla ou triol – escolha apenas 10 questôes NOTA ____

GABARITO DO EXERCICIO ( ATENÇÃO A RESPOSTAS ESTÃO EM VERMELHO)

1- ASSINALE A RESPOSTA CERTA:

1. (UNIPAR) Com relação à Idade Média e sua evolução, assinale a alternativa correta:
a) Herdou em grande medida os dispositivos institucionais do Império Romano, fato este que contribuiu para a permanência da cultura greco-romana ao longo do Feudalismo.
b) Ocorreu a criação de imensos impérios que combatiam o avanço da Igreja Católica sobre os assuntos políticos e econômicos da época.
c) Possibilitou o enriquecimento dos senhores feudais através do domínio de extensas propriedades territoriais e a exploração do trabalho dos camponeses.
d) Promoveu a Igreja Católica à posição de defensora dos pobres e oprimidos contra os desmandos dos senhores feudais que mantinham o poder político fragmentado em toda Europa.
2. Um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados..., subordinados uns aos outros por uma hierarquia dá vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.
(Jacques Le Goff)
O texto acima descreve características da sociedade:
a) grega
b) romana
c) feudal
d) egípcia
e) neolítica


3. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:
a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.
b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.
c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
4. (Fuvest) As feiras na Idade Média constituíram-se:
a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes.
b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias.
c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.
d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos.
e) instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo.

5. (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:

a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.
c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.
d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.


6. (PUC-SP) Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI:
a) a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.
b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.
d) a aquisição das "cartas de franquias", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais.
e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.


7. . (Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.)
O texto descreve a:
a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;
b) relação de tipo comunitário dos camponeses;
c) relação de suserania e vassalagem;
d) hierarquia nas corporações de ofício;
e) organização política das cidades medievais.


8. (CESGRANRIO) No período compreendido entre os séculos XV e XVIII, nas sociedades da Europa Ocidental, realizou-se um processo de progressiva centralização de poderes, com o qual identificamos a formação dos Estados Modernos Absolutistas. Esta nova forma de Estado buscava articular setores sociais distintos, com seus respectivos interesses, dentre os quais podemos destacar:
I. a burguesia mercantil, que necessitava do poder real forte para efetivar uma política econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.
II. os setores populares urbanos (artesãos e pequenos comerciantes), interessados em apoiar o poder real como forma de neutralizar o crescente poderio que a aristocracia territorial exercia nas cidades.
III. os camponeses servos, que aspirando libertar-se dos grandes proprietários territoriais, apoiaram a política real no processo de unificação e centralização administrativa e judicial.
IV. a aristocracia, que, defrontando-se com dificuldades de obtenção de rendas, encontrou na Monarquia centralizada novas formas para manutenção de seus privilégios econômicos e sociais.
Assinale se:
a) somente as afirmações I e II estão corretas.
b) somente as afirmações II e III estão corretas.
c) somente as afirmações I e IV estão cor¬retas.
d) somente as afirmações I, II e III estão corretas
e) somente as afirmações II, III e IV estão corretas.

9.. Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a)Os Lusíadas – Erasmo de Rotterdam
b)Dom Quixote – Miguel de Cervantes
c)Utopia – François Rabelais
d)O Príncipe – Shakespeare

10. O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a)
Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b)De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c)Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d)De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e)Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época


11 – (FUVEST – 1999) - 22 - A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como conseqüência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média,

a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade;
b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal;
c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade;
d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime;
e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

12 (UNIBH ) - Leia o texto abaixo, com atenção. Suas afirmações podem ser falsas ou verdadeiras.

“A formação dos Estados Nacionais, embora ocorrendo de forma diversificada nas diversas regiões da Europa, não implicou a superação do modo de produção feudal. No entanto, [eles] constituíram mais um elemento da nova ordem que se construía na Europa Ocidental, nos séculos XV-XVI”.

O texto acima pode ser considerado

a) totalmente correto.
b) totalmente falso.
c) parcialmente correto, já que a formação dos Estados Nacionais implicou a superação do feudalismo.
d) parcialmente correto, já que não havia uma “nova ordem” sendo constituída na Europa no período citado.

13-(UFPR-1997) “O imenso impulso da música tornada popular, o livre exame da Bíblia, a imprensa decuplicada, centuplicada, a depuração do sacerdócio e da família (o que resume a Reforma em algumas palavras) não é já a vitória?” (Jules Michelet, citado por FEBVRE L. Michelet e a Renascença, São Paulo: Ed. Página Aberta, 1995). Sobre a Reforma Religiosa no século XVI, é correto afirmar, (EXCETO:
a) A Reforma espalhou-se por várias regiões européias e novas religiões foram criadas, como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.

b) As religiões reformadas tiveram expansão lenta, mas eficaz, em países como Espanha, Portugal e Itália, tornando-os posteriormente centros de resistência ao catolicismo.

c) A partir da criação da Companhia de Jesus (1534) e do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja Católica lançou-se a uma forte contra-ofensiva às religiões reformadas, buscando posição mais sólida na sociedade e infundindo maior coerência interna à Instituição.

d) No Sacro império Romano-Germânico, as disputas entre católicos e protestantes contribuíram para o enfraquecimento do poder imperial dos Habsburgos, principalmente após sua derrota na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).

e) A Inquisição, originária do Tribunal do Santo Ofício criado na Idade Média, foi reativada a partir do século XVI, tornando-se um dos Instrumentos fundamentais da Contra-Reforma.


15.
A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreciam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a confirmação do estado de graça. Esse código de conduta fundamenta-se no princípio doutrinário que pregava:

a) a justificação pela fé, ou seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação;
b) a predestinação à salvação, ou seja, a idéia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado impossível de ser modificado, passível, apenas de ser reconhecido pelos ‘sinais’ presentes na vida dos ‘eleitos’;
c) a salvação pelas obras, ou seja, a redenção por um ato voluntário do indivíduo, que deveria cumprir os mandamentos divinos, praticar a caridade,intensificar orações e peregrinações;

d) a vocação missionária e a opção pelos pobres, ou seja, a missão de pregar o evangelho e difundir a doutrina especialmente entre aqueles que se achavam destituídos das riquezas terrenas;
e) a valorização do ascetismo, a flagelação do corpo e a negação da posse de riquezas materiais como meios de alcançar a graça divina, afastando da mente e da alma aquilo que seria considerado “tentação da carne”.


16- Entre os séculos XV e XVIII, na Europa Ocidental, o homem moderno conviveu politicamente com o Absolutismo Monárquico.
Quanto a essa forma de política, podemos dizer que havia concentração de poderes nas mãos da:
a) burguesia – grupo social mais abastado.
b) nobreza – grupo social com certos privilégios.
c) povo – grupo social com maior representatividade.
d) clero - grupo social com o maior número de privilégios.
e) vilões – grupo social sem qualquer compromisso com os demais grupos.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Trabalho para as turmas de historia do CEVC

Entrega : 17/06/2010
TRABALHO / 2º BIM/ 1ºANO – dupla ou triol – escolha apenas 10 questôes NOTA ____

NOME: ___________________________________ T:____________


1- ASSINALE A RESPOSTA CERTA:

1. (UNIPAR) Com relação à Idade Média e sua evolução, assinale a alternativa correta:
a) Herdou em grande medida os dispositivos institucionais do Império Romano, fato este que contribuiu para a permanência da cultura greco-romana ao longo do Feudalismo.
b) Ocorreu a criação de imensos impérios que combatiam o avanço da Igreja Católica sobre os assuntos políticos e econômicos da época.
c) Possibilitou o enriquecimento dos senhores feudais através do domínio de extensas propriedades territoriais e a exploração do trabalho dos camponeses.
d) Promoveu a Igreja Católica à posição de defensora dos pobres e oprimidos contra os desmandos dos senhores feudais que mantinham o poder político fragmentado em toda Europa.
2. Um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homem a homem, no qual uma classe de guerreiros especializados..., subordinados uns aos outros por uma hierarquia dá vínculos de dependência, domina uma massa campesina que explora a terra e lhes fornece com que viver.
(Jacques Le Goff)
O texto acima descreve características da sociedade:
a) grega
b) romana
c) feudal
d) egípcia
e) neolítica


3. (UFPA) Nas relações de suserania e vassalagem dominantes durante o feudalismo europeu, é possível observar que:
a) a servidão representou, sobretudo na França e na península Ibérica, um verdadeiro renascimento da escravidão conforme existia na Roma imperial.
b) os suseranos leigos, formados pela grande nobreza fundiária, distinguiam juridicamente os servos que trabalhavam nos campos dos que produziam nas cidades.
c) mesmo dispondo de grandes propriedades territoriais, os suseranos eclesiásticos não mantinham a servidão nos seus domínios, mas sim o trabalho livre.
d) o sistema de impostos incidia de forma pesada sobre os servos. O imposto da mão morta, por exemplo, era pago pelos herdeiros de um servo que morria para que continuassem nas terras pertencentes ao suserano.
e) as principais instituições sociais que sustentavam as relações entre senhores e servos eram de origem muçulmana, oriundos da longa presença árabe na Europa Ocidental.
4. (Fuvest) As feiras na Idade Média constituíram-se:
a) instrumentos de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano dos seus habitantes.
b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias.
c) locais de comércio de amplitude continental que dinamizaram a economia da época.
d) locais fixos de comercialização da produção dos feudos.
e) instituições carolíngias para renascimento do comércio abalado com as invasões no Mediterrâneo.

5. (UFPA) O movimento das cruzadas foi essencial para o quadro das transformações por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:

a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
por que a Europa passaria nos processos finais da Idade Média. Definida essa questão, é possível assegurar-se em relação ao movimento cruzadista que:
a) os efeitos imediatos das cruzadas sobre a vida européia foram de natureza política, já que contribuíram para abalar sensivelmente o poder absoluto dos monarcas europeus.
b) em termos jurídicos, as cruzadas contribuíram para modificar o sistema da propriedade no feudalismo, já que difundiram o começo da propriedade dominante no Extremo Oriente.
c) os seus resultados abalaram seriamente o prestígio do papado, provocando, inclusive, a separação entre a Igreja de Roma e a de Constantinopla, fato de implicações negativas para a autoridade clerical.
d) os efeitos sociais das cruzadas fizeram-se sentir principalmente sobre as relações de trabalho, já que os cruzados, ao retornarem do Oriente, defendiam a substituição da servidão pelo trabalho livre.
e) as exigências das expedições contribuíram decididamente para o recuo da dominação árabe no Mediterrâneo, abrindo os espaços para que as suas águas viessem a sustentar, mais tarde, parte das grandes rotas do comércio europeu.


6. (PUC-SP) Não pode ser considerado como fator gerador do renascimento comercial que ocorre na Europa, a partir do século XI:
a) a crise do modo de produção feudal provocada pela superexploração da mão-de-obra, através das relações servis de produção.
b) a disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c) a predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação à usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.
d) a aquisição das "cartas de franquias", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias dos senhores feudais.
e) o movimento cruzadista, que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XIII.


7. . (Vunesp) “Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e chefe mais próximo. De escalão em escalão, os nós assim formados uniam, tal como se se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, os menores e os maiores. A própria terra só parecia ser uma riqueza tão preciosa por permitir obter ‘homens’, remunerando-os." (Marc Bloch. A sociedade feudal.)
O texto descreve a:
a) hierarquia eclesiástica da Igreja Católica;
b) relação de tipo comunitário dos camponeses;
c) relação de suserania e vassalagem;
d) hierarquia nas corporações de ofício;
e) organização política das cidades medievais.


8. (CESGRANRIO) No período compreendido entre os séculos XV e XVIII, nas sociedades da Europa Ocidental, realizou-se um processo de progressiva centralização de poderes, com o qual identificamos a formação dos Estados Modernos Absolutistas. Esta nova forma de Estado buscava articular setores sociais distintos, com seus respectivos interesses, dentre os quais podemos destacar:
I. a burguesia mercantil, que necessitava do poder real forte para efetivar uma política econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.
II. os setores populares urbanos (artesãos e pequenos comerciantes), interessados em apoiar o poder real como forma de neutralizar o crescente poderio que a aristocracia territorial exercia nas cidades.
III. os camponeses servos, que aspirando libertar-se dos grandes proprietários territoriais, apoiaram a política real no processo de unificação e centralização administrativa e judicial.
IV. a aristocracia, que, defrontando-se com dificuldades de obtenção de rendas, encontrou na Monarquia centralizada novas formas para manutenção de seus privilégios econômicos e sociais.
Assinale se:
a) somente as afirmações I e II estão corretas.
b) somente as afirmações II e III estão corretas.
c) somente as afirmações I e IV estão cor¬retas.
d) somente as afirmações I, II e III estão corretas
e) somente as afirmações II, III e IV estão corretas.

9.. Durante o Renascimento, houve um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas. Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a)Os Lusíadas – Erasmo de Rotterdam
b)Dom Quixote – Miguel de Cervantes
c)Utopia – François Rabelais
d)O Príncipe – Shakespeare

10. O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a)
Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b)De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c)Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d)De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e)Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época


11 – (FUVEST – 1999) - 22 - A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como conseqüência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média,

a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade;
b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal;
c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade;
d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime;
e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

12 (UNIBH ) - Leia o texto abaixo, com atenção. Suas afirmações podem ser falsas ou verdadeiras.

“A formação dos Estados Nacionais, embora ocorrendo de forma diversificada nas diversas regiões da Europa, não implicou a superação do modo de produção feudal. No entanto, [eles] constituíram mais um elemento da nova ordem que se construía na Europa Ocidental, nos séculos XV-XVI”.

O texto acima pode ser considerado

a) totalmente correto.
b) totalmente falso.
c) parcialmente correto, já que a formação dos Estados Nacionais implicou a superação do feudalismo.
d) parcialmente correto, já que não havia uma “nova ordem” sendo constituída na Europa no período citado.

13-(UFPR-1997) “O imenso impulso da música tornada popular, o livre exame da Bíblia, a imprensa decuplicada, centuplicada, a depuração do sacerdócio e da família (o que resume a Reforma em algumas palavras) não é já a vitória?” (Jules Michelet, citado por FEBVRE L. Michelet e a Renascença, São Paulo: Ed. Página Aberta, 1995). Sobre a Reforma Religiosa no século XVI, é correto afirmar, (EXCETO:
a) A Reforma espalhou-se por várias regiões européias e novas religiões foram criadas, como o Luteranismo, o Calvinismo e o Anglicanismo.

b) As religiões reformadas tiveram expansão lenta, mas eficaz, em países como Espanha, Portugal e Itália, tornando-os posteriormente centros de resistência ao catolicismo.

c) A partir da criação da Companhia de Jesus (1534) e do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja Católica lançou-se a uma forte contra-ofensiva às religiões reformadas, buscando posição mais sólida na sociedade e infundindo maior coerência interna à Instituição.

d) No Sacro império Romano-Germânico, as disputas entre católicos e protestantes contribuíram para o enfraquecimento do poder imperial dos Habsburgos, principalmente após sua derrota na Guerra dos Trinta Anos (1618-1648).

e) A Inquisição, originária do Tribunal do Santo Ofício criado na Idade Média, foi reativada a partir do século XVI, tornando-se um dos Instrumentos fundamentais da Contra-Reforma.


15.
A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação. Esse código de conduta levou alguns autores a considerar esses princípios do calvinismo como fatores que favoreciam o processo de acumulação capitalista. Dentro dessa doutrina, apoiada numa interpretação particular da noção de onisciência divina, conformar-se a esse ideal de conduta não seria o caminho para a salvação, mas seus resultados visíveis - o sucesso material - dariam ao eleito a confirmação do estado de graça. Esse código de conduta fundamenta-se no princípio doutrinário que pregava:

a) a justificação pela fé, ou seja, a fé como meio de obtenção da graça e da salvação;
b) a predestinação à salvação, ou seja, a idéia de que alguns já nascem escolhidos por Deus para serem salvos, estado impossível de ser modificado, passível, apenas de ser reconhecido pelos ‘sinais’ presentes na vida dos ‘eleitos’;
c) a salvação pelas obras, ou seja, a redenção por um ato voluntário do indivíduo, que deveria cumprir os mandamentos divinos, praticar a caridade,intensificar orações e peregrinações;

d) a vocação missionária e a opção pelos pobres, ou seja, a missão de pregar o evangelho e difundir a doutrina especialmente entre aqueles que se achavam destituídos das riquezas terrenas;
e) a valorização do ascetismo, a flagelação do corpo e a negação da posse de riquezas materiais como meios de alcançar a graça divina, afastando da mente e da alma aquilo que seria considerado “tentação da carne”.


16- Entre os séculos XV e XVIII, na Europa Ocidental, o homem moderno conviveu politicamente com o Absolutismo Monárquico.
Quanto a essa forma de política, podemos dizer que havia concentração de poderes nas mãos da:
a) burguesia – grupo social mais abastado.
b) nobreza – grupo social com certos privilégios.
c) povo – grupo social com maior representatividade.
d) clero - grupo social com o maior número de privilégios.
e) vilões – grupo social sem qualquer compromisso com os demais grupos.