quinta-feira, 13 de novembro de 2008

simulado 4ºbim / 2º ANO

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRÚ
DISCIPLINA : HISTÓRIA
Profª Valéria
Nome ________________________ t:________ Nº _____

SIMULADO DE HISTÓRIA / 4º BIM 2º ANO/ 5,0 p.

A- ASSINALE A RESPOSTA CERTA ( 0,4 cada )

1- Os movimentos de independência do Brasil e das colônias espanholas na América podem ser explicados em função:
a) Do desenvolvimento do capitalismo industrial e das restrições impostas pelo Pacto Colonial.
b) Do desenvolvimento industrial metropolitano, que exigia mercados abertos e diversificação da produção.
c) Da difusão das idéias liberais.
d) As alternativas a e c estão corretas.
A independência das Colônias Espanholas
2( UFF-RJ ) A respeito do processo de independência do Haiti ( 1789/1804), é correto afirmar que:
( a ) o Haiti foi a última nação negra do mundo a se tornar independente da metrópole.
( b ) A revolução inglesa ( 1640) exerceu forte influência ideológica sobre os líderes do movimento.
( c ) a ruptura com a metrópole se fez com a manutenção da escravidão
( d ) a abolição da escravatura e a liberação colonial foram obtidas por meios pacíficos.
( e ) a emancipação colonial se fez acompanhar de uma revolução social que libertou os escravos.
3 -Ao final das guerras de independência na América Espanhola, o clima de instabilidade política alastrou-se por toda parte, multiplicando-se as lutas de facções e a sucessão de governos frágeis em quase todos os territórios hispano-americanos.
Assinale a opção que explica melhor a instabilidade política vigente na América Espanhola na primeira metade do século XIX.
a) Nesse período não foi possível a formação de blocos de poder hegemônicos que viabilizassem estruturas estatais sólidas nos países resultantes do esfacelamento do império hispano-americano. Isto favoreceu o poder pulverizado e efêmero de vários caudilhos.
b) As economias hispano-americanas estavam totalmente destruídas, rompendo-se, por conseguinte, o comércio com a Europa, outrora vigoroso, e a possibilidade de alianças políticas no interior das classes dominantes.
c) A manutenção das heranças políticas coloniais, sobretudo a estrutura dos Vice-Reinados, favoreceu o caudilhismo e retratou a formação dos Estados Nacionais.
d) A opção pelo regime republicano, ao invés do monárquico, é a chave para se compreender não só a instabilidade política das jovens nações hispano-americanas, mas também a fragmentação territorial e a descentralização dos regimes nelas instauradas.

4- ( UFG ) A Inglaterra apoiou os movimentos de independência das colônias luso-espanholas devido a ( ao ):
(a ) receio de expansão comercial das colônias
( b ) influências das idéias geradas pela Revolução Francesa
( c ) influência das novas idéias políticas do séc. XVIII sobre a Espanha e Portugal
( d ) necessidade de aumentar a produção industrial das colônias
( e ) necessidade de assegurar novos mercados para seus produtos.
5- ( FUVEST – SP ) No processo de emancipação política da América Espanhola destaca-se a participação:
( a ) da população nativa que através do Exército lutou contra os criollos
( b ) dos indígenas que organizaram o Estado Nacional
( c ) dos chapetones que para garantir seus interesses controlavam o exército
( d ) dos criollos que defendiam interesses locais.
6- -Assinale o iten correto sobre a Independência das colônias da América Espanhola
( a ) As repúblicas americanas adotaram regimes republicanos democráticos após a sua emancipação política.
( b ) A luta pela liberdade comercial foi um item importante dos esforços em prol da independência
( c ) Os criollos pretendiam não queriam por fim ao domínio colonial que proibia sua participação na política.
( d ) Os criollos queriam liberdade econômica e participação na política e pretendiam mudar o modo em que estava organizada a economia.
( e ) As colônias experimentaram uma fase de autodeterminação política quando a Espanha foi invadida por Napoleão, apoiados pela Inglaterra e Estados Unidos
7- - ”A independência brasileira é fruto mais de uma classe do que da nação tomada em
sua totalidade”. PRADO JR. (1959)
Identifique a alternativa que complementam e justificam a afirmação acima.
(a) A Independência foi conduzida pelos grupos abastados e trouxe transformações sociais. Temerosos de eclodir uma revolução popular no Brasil, os aristocratas brasileiros do século XIX delegaram a D. Pedro a tarefa de conduzir o processo de Independência.
(b) O movimento da Independência foi organizado pela elite aristocrática e
conduzido pelo revolucionário D. Pedro.
(c) Moldado de acordo com os interesses dos grupos dominantes brasileiros, o
movimento de Independência brasileira não representou uma ruptura em
relação ao modelo socio-econômico que caracterizou a fase anterior.
(d) Por adquirir um caráter revolucionário, o movimento de emancipação política brasileiro se diferenciou dos demais movimentos que brotaram na América Latina no mesmo período.

8- Durante o I Reinado tivemos no Brasil dois projetos constitucionais, o primeiro foi dissolvido pelo chefe do poder executivo, o segundo outorgado pelo mesmo. As alternativas que conseguem distinguir os projetos citados são:

(a) O primeiro representava os anseios políticos do imperador e por isso foi
contestado e rejeitado pela elite brasileira.
(b) Ambos representavam interesses divergentes quanto à manutenção da
estrutura social herdada do período colonial.
(c) O primeiro possibilitava o controle político da nação por parte da elite
aristocrática, enquanto o segundo lhe concedia um papel secundário.
(d) O primeiro concedia ao Legislativo poder de decisão política, o segundo
centralizava as decisões no Executivo. O segundo criou o voto censitário, o primeiro possibilitou a participação da elite aristocrática nas decisões políticas.
(e) O poder Moderador foi criado no segundo projeto, o primeiro mantinha a
estrutura política da colônia.


9- Não restava mais nada a fazer a não ser abdicar. No dia 7 de abril de 1831, o imperador abandonava o trono brasileiro, deixando-o para o seu filho de cinco anos de idade, que ficou sob a tutela de José Bonifácio.
Luis Cezar Anad (1999)
As razões que explicam o fenômeno comentado no fragmento acima são:
(a) A criação do voto censitário que impossibilitava a participação da população na escolha dos representantes políticos.
(b) A crise econômica que provocou diversas rebeliões regionais, como a
Confederação do Equador e a Cabanagem, comprometendo a gestão do
imperador.
(c) A dissolução da Assembléia Constituinte que acirrou o conflito político entre o imperador e a elite aristocrática brasileira.
(d) A guerra civil encabeçada pelos estancieiros do Rio Grande do Sul que
contestavam o autoritarismo de D. Pedro I.
(e ) Questões ligadas à sucessão do trono português que ressuscitou o perigo da recolonização, gerando instabilidade política na nação.

10- MODELO ADMINISTRATIVO DO IMPÉRIO
Poder Moderador – (Imperador e o Conselho de Estado)
Poder Legislativo – (Câmaras; Deputados e Senadores)
Poder Judiciário – (Supremo Tribunal de Justiça)
Poder Executivo – (Imperador e os Ministros)
Analisando o modelo administrativos acima, conhecendo o seu funcionamento
e a realidade do império brasileiro podemos concluir que:

(a) O primeiro possibilita um maior controle do Executivo sobre os demais poderes
existentes.
(b) Em ambos o executivo intervém com autonomia nas outras instâncias de poder sem limite de atuação.
(c) O poder moderador componente do primeiro modelo foi extinto durante o
Segundo Reinado, por isso está ausente no segundo modelo.
(d) Apenas no segundo modelo os cargos do Poder Legislativo são preenchidos através de eleições.

11- . Entre os eventos do período regencial (1831-1840), podemos citar:
A) a criação da Guarda Nacional, que garantiu a unidade do território brasileiro.
B) a extinção do poder moderador, que garantiu a democratização no cenário político nacional.
C) a Reforma Constitucional de 1834, que criou as Assembléias Provinciais com autonomia política.
D) a ameaça à centralização do poder e à unidade territorial do Brasil.
E) a eclosão de movimentos sociais, como a Guerra dos Farrapos e a Sabinada, favoráveis à volta de D. Pedro I.

12 - Com relação ao Mapa, defina: (0,6)

a) de amarelo > as 3 primeiras colônias que se tornaram independentes
b) de verde > Qual a colônia que se tornou independente sem luta armada ou atos revolucionários
c) de azul > Qual o 1º país a reconhecer a independência das colonias da america espanhola e de Portugal

Desejo à todos: Boa Prova !!!! E Um Feliz Natal e um maravilhoso ANO NOVO – AMO VOCÊS !!!!
“ Mais real que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida, pois nem sempre temos a vida que sonhamos, mas sempre teremos um sonho para viver!

simulado 4ºbim / 1º ANO

COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE CAIRÚ
DISCIPLINA : HISTÓRIA
Profª Valéria
Nome ________________________ t:________ Nº _____

SIMULADO DE HISTÓRIA / 4º BIM 1º ANO/ 5,0 p.

A- ASSINALE A RESPOSTA CERTA

1- O movimento renascentista está estreitamente ligado a uma série de transformações socioeconômicas iniciadas na Baixa Idade Média. Assinale as alternativas que contém elementos estranhos ao renascimento cultural:

a) A cultura renascentista expressa valores burgueses
b) Na perspectiva renascentista, o homem é concebido como um ser que se assemelha a Deus em sua genialidade e criatividade
c) O renascimento enfatiza uma cultura laica, racional e científica
d) Os valores feudais foram exaltados nos primeiros momentos do movimento renascentista
e) Pode-se afirmar que o elemento central do Renascimento foi humanismo

2- O Renascimento Cultural é um fenômeno:
a) Voltado a contribuir para a destruição do Estado centralizado
b) De caráter exclusivamente burguês, em que não existia o mecenato de outras instituições sociais
c) Apenas artístico totalmente desvinculado de qualquer elemento socioeconômico
d) De valorização do passado medieval, do sinecurismo e do celibato
e) Artístico-intelectual que refletia o processo de evolução por que passava a sociedade da época

3- (UFRS – 2205) Em 1517, a revolta de um monge agostiniano, Martinho Lutero, marcou o começo de uma transformação fundamental na história do cristianismo: a Reforma protestante. Vários fatores encorajaram ao longo do tempo o surgimento e a posterior receptividade desse movimento religioso.
Assinale a alternativa que apresenta um desses fatores.

a) A oposição da Igreja Católica ao culto de relíquias, à hierarquia eclesiástica e às doações materiais como meios de auxílio à salvação da alma e à obtenção da justiça divina ocasionou a revolta dos defensores dessas práticas.
b) Apesar de suas críticas à instituição católica, Lutero manteve a defesa da especialização sacerdotal, da infalibilidade do Papa e da Igreja visível e organizada representando o reino de Deus na Terra.
c) Ao longo dos séculos XIV e XV, as guerras, as conseqüências da Grande Peste e o Grande Cisma do Ocidente propiciaram o ambiente para os questionamentos religiosos.
d) A nítida separação entre o Estado e a Igreja, entre o sacro e o profano, entre o religioso e o civil, que caracterizou o período medieval, foi decisiva para o sucesso da mensagem de Lutero.

4- (FUVEST) "Não nos tornamos justos à força de agir com justiça, mas é porque somos justificados que fazemos coisas justas". (Disputatio Contra Scholastican. Martinho Lutero) Neste texto o autor condena:
a) a crença na predestinação.
b) a venda de indulgências.
c) a crença no purgatório.
d) as obras de caridade como forma de obtenção da salvação.
e) o culto profano de imagens.

5- (UNAERP-SP) Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro.
Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
a) criação da Companhia Geral do Comércio do Estado do Brasil.
b) criação do sistema de governo-geral e câmaras municipais.
c) criação das capitanias hereditárias.
d) d) montagem do sistema colonial.
e) criação e distribuição das sesmarias.

6- A principal atividade econômica que Portugal incentivou na América, no início da colonização, foi:
a) o cacau na América portuguesa
b) a mineração na América portuguesa e a monocultura do tabaco na
c) a monocultura de cana-de-açúcar na América
d) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária

7- A criação do governo geral no Brasil representou:
a) o fim das capitanias hereditárias.
b) a proteção dos indígenas contra o avanço jesuítico.
c) a descentralização administrativa da colônia.
d) um maior controle da Metrópole sobre a colônia.
e) a liberação da atividade mineradora.

8- O termo quilombo liga-se:
a) ao relacionamento entre brancos e índios no início da colonização portuguesa.
b) às formas de inserção do negro na sociedade de trabalho após a abolição.
c) ao processo de imigração de mão-de-obra para a economia cafeeira do século XIX.
d) às lutas dos negros e à sua resistência à exploração do trabalho através da escravidão.
e) às associações operárias existentes no Brasil no início do século XX, de ideologia anarquista.

TEXTO:

Governo-gerais

Tomé de Sousa (1549-53)
- a Bahia foi transformada em Capitania Real do Brasil e passou a ser sede do Governo Geral.
- fundação da primeira cidade (Salvador).
- fundação do primeiro bispado do Brasil.
- fundação do primeiro colégio.
- incentivo à agricultura e à pecuária.
- alguns jesuítas vieram chefiados por Manuel da Nóbrega.
Duarte da Costa (1553-58):
- conflito com o bispo Pero Fernandes Sardinha.
- invasão francesa no Rio de Janeiro: fundaram a França Antártica (1555).
- fundação do Colégio de São Paulo (25.01.1554): José de Anchieta e Manuel da Nóbrega.
Mem de Sá (1558-72):
- fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (01.03.1565): Estácio de Sá.
- expulsão do franceses em 1567.
- reunião dos índios em missões (reduções).
CÂMARAS MUNICIPAIS
Responsáveis pela administração dos municípios (cidades e vilas): pelourinho.
- conservação das ruas, limpezas da cidade e arborização.
- construção de obras públicas: estradas, pontes, calçadas e edifícios.
- regulamentação dos ofícios, do comércio, das feiras e mercados.
- abastecimento de gêneros e cultura da terra.
representavam o poder local (o verdadeiro poder político colonial): o poder dos proprietários de terras, de engenhos e de escravos  os “homens bons”.
composição: almocatéis (fiscalizavam o cumprimento da lei), procurador (representante judicial), vereadores (“homens bons”) e um juiz (ordinário ou de fora).
atuaram principalmente no Nordeste açucareiro.
tiveram seus poderes reduzidos a partir de 1642 com a criação do Conselho Ultramarino: centralização administrativa.
9- De acordo com a leitura do texto e seus estudos , responda:
a) Durante o governo de Martin Afonso de Souza, quais as capitanias que obtiveram sucesso? ____________________ _________________
b) O que significava as Missões? _______________________________






10- Fuvest-SP) A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. (...)
A partir do texto pode-se concluir que

a) a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da sociedade brasileira colonial.

b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.

c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.

d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.

Boa Prova !!!! E UM Feliz Natal e um maravilhoso ANO NOVO

Desejo à todos – AMO VOCÊS
“ Mais real que fazer da vida um sonho, é fazer do sonho uma vida, pois nem sempre temos a vida que sonhamos, mas sempre teremos um sonho para viver!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ROTEIRO DO 2º ANO - 4º BIM TRABALHO

ROTEIRO SOBRE O TRABALHO 2º ANO – 4º BIM//08 APENAS 4 TRABALHOS POR TURMA – ENTREGA 14/11 OU 17/11 JUNTO COM O SIMULADO, AOS MONITORES.


TEMA : DAS REGENCIAS À REPÚBLICA

I – INTRODUÇÃO

- APRESENTAÇÃO > EXPLIQUE SOBRE O TRABALHO
- OBJETIVO, PERÍODO/TEMPO,

II – DESCREVA AS FASES DAS REGENCIAS, A MAIORIDADE DE D. PEDRO II, A MANOBRA POLITICA, AS REBELIÕES DESTE PERÍODO.

III – O GOVERNO DE D. PEDRO II > SUAS INAUGURAÇÕES, OS PROBLEMAS DESSES PERÍODOS, A CRISE DO GOVERNO: A GUERRA DO PARAGUAI, A QUESTÃO CHRISTIE (1863), O PARLAMENTARISMO AS AVESSAS, A QUESTÃO DA ESCRAVIDÃO E AS LEIS ABOLICIONISTAS, aprovação do Bill Aberdeen E A queda monarquia brasileira relacionada às mudanças estruturais que ocorreram no Brasil ao longo do século XIX: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

IV – CONCLUSÃO

EXPLIQUE A SEGUINTE FRASE PRONUNCIADA POR RUI BARBOSA: “ E O POVO ASSISTIU BESTIALIZADO A REPÚBLICA” COMENTE COMO SE DEU A REPÚBLIA : PELA LUTA OU POR ACORDOS POLÍTICOS?

V – BIBLIOGRAFIA

CAPT.12 E O TEXTO DO BLOG 2º REINADO