quinta-feira, 25 de setembro de 2008

ROTEIRO DO DOCUMENTÁRIO – “1808 – A CORTE NO BRASIL” 2º ANO

I ) RELATÓRIO
1.1- Relate a “fuga” da família Real: foi planejada ou de última hora:
1.2- O que se entende pela neutralidade de D. João.
1.3- O que eram as burras?

2- A idéia de haver uma sede na colônia portuguesa era antiga, explique de que forma ocorreu essa idéia.
2.1 Qual a importância da Província do Grão-Pará ?
2.2 Relacione a entrada das tropas franco-espanholas em Portugal , a carta deixada por D. João e os ventos para saída das embarcações portuguesas.
2.3 Qual o perfil traçado de D. João.e por que D. João se tornou príncipe regente?
2.5 Quais as curiosidades que podemos citar sobre a Princesa Catarina de Bragança?
3- Resuma a importância de Napoleão para a França
3.1 Quais os territórios que preferiram fazer um acordo com Napoleão na Itália
3.2 Como o Vaticano se livrou da invasão napolonica?
3.3 Explique o Tratado Comercial de 1807 – Tratado de Methuen
3.4 Qual a conseqüência para o Brasil deste Tratado?
3.5 È notório que Portugal passou por maus pedaços com a invasão francesa , até 1815, essa mágoa perdurou por muito tempo uma vez que oos portugueses se sentiram abandonados . O que pode sr descrito no texto, reproduza este texto.
3.6 Qual a relação que a historiadora fez com relação a Revolta de 1820 – Revolução do Porto - com relação a liberdade de Portugal e do Brasil
3.7 Resuma a travessia da esquadra portuguesa até chegar ao Brasil.

4- descreva a chega da família real ao porto de salvador em 1808.
4.1 descrevas duas atitudes recebidas pela população local que mudou os costumes da colônia.
4-2 D. João permaneceu na Bahia mais ou menos uns 35 dias , relate o que ele fez neste período
4.3 Na Bahia surgiu uma divergência entre os negroa africanos e os multos nascidos na colonia , faça um relato simples deste fato curioso.
4.4 Cite 3 dificuldade enfrentadas no Rio de janeiro para chegada da corte Real.
4-5Uns dos decretos mpolêmicos decretado por D.João foi o sistema de aposentadoria, explique o que significava
4-6 Por que D. João criou a “ Intendência da Polícia “ ? Hoje conhecida como?
4.5- Identifique a curiosidade imposta pelo Tratado de 1810

terça-feira, 16 de setembro de 2008

SIMULADO DE HISTÓRIA – 2º ANO

- (MACK) Sobre a Revolução Francesa, é incorreto afirmar que:
a) os dois clubes mais importantes foram o Clube dos Cordeliers e o Clube dos Jacobinos;
b) a convocação dos Estados Gerais foi uma demonstração da força econômica do Antigo Regime;
c) ela representou uma ruptura estrutural, pois a burguesia, até então marginalizada em relação ao poder político,
sublevou-se, tornando-se senhora do Estado;
d) a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese da concepção burguesa da sociedade;
e) a Bastilha, antiga prisão do estado, foi tomada de assalto por artesãos, operários, pequenos comerciantes,
lavadeiras e costureiras.
2- A Revolução Francesa representou um marco na História Ocidental por seu caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime.Entre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:
a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia, contra os privilégios do clero e da
nobreza;
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial;
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert;
d) o apoio da Monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza;
e) o fortalecimento da Monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na Guerra de Independência dos EUA.

3-Ocorrida no final do século XVIII, a Revolução Francesa alastrou-se pela Europa absolutista. Na França, a superação do absolutismo monárquico ficou evidenciada a partir do momento em que:

a) o sufrágio universal e as escolas públicas foram instituídos como algumas das reformas radicais da Convenção Revolucionária;
b) os representantes do Terceiro Estado exigiram que seu número dobrasse e que a votação fosse por deputado;
c) os Estados Gerais se reuniram no Palácio de Versalhes, por convocação do monarca Luís XVI;
d) o Terceiro Estado separou-se dos outros dois, formando logo depois a Assembléia Nacional Constituinte;
e) as camadas populares urbanas começaram a atacar lojas de armas em apoio a Napoleão.

4- "Artigo 6 - A lei é a expressão da vontade geral; todos os cidadãos têm o direito de concorrer, pessoalmente ou por seus
representantes, à sua formação; ela deve ser a mesma para todos, seja protegendo, seja punindo. Todos os cidadãos, sendo iguais
a seus olhos, são igualmente admissíveis a todas as dignidades, lugares e empregos públicos, segundo sua capacidade e sem outras
distinções que as de suas virtudes e de seus talentos".
("Declaração dos direitos do homem e do cidadão", 26 de agosto de 1789.)

O artigo acima estava diretamente relacionado aos ideais
a) socialistas que fizeram parte da Revolução Mexicana.
b) capitalistas que fizeram parte da Independência dos EUA.
c) comunistas que fizeram parte da Revolução Russa.
d) iluministas que fizeram parte da Revolução Francesa.
e) anarquistas que fizeram parte da Inconfidência Mineira.



5-"Que é Terceiro Estado? Tudo. Que tem sido até agora na ordem política? Nada. Que deseja? Vir a ser alguma coisa".
(Sieyes, E. J. "Qu'est-ce que le Tiers Etat?" In: História Contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2001. p. 19).
Sobre o contexto histórico da Revolução Francesa:

I) A sociedade francesa até 1789 estava dividida em três ordens ou estados: o primeiro estado formado pela nobreza; o segundo
estado pelo clero e o terceiro estado pela burguesia.
II) O primeiro e o segundo estado é que tinham os poderes e os privilégios, o terceiro estado é que arcava com todas as despesas
da administração francesa pré-revolução.
III) O movimento iluminista ajudou a atacar a ordem social até então vigente na França.
IV) A primeira fase da Revolução Francesa é chamada de Assembléia Nacional, fase na qual foram abolidos os privilégios do clero e
elaborada a primeira Constituição da França.
V) O governo da Convenção Nacional consolidou a volta da alta burguesia ao poder político francês.

Estão INCORRETAS as alternativas:

a) II e IV. b) IV e V. c) III e IV. d) II e V. e) I e V.


06) O início da Revolução Francesa tem como marco simbólico:

a) a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789
b) a instalação da Assembléia dos Estados Gerais, em maio de 1789
c) a "Noite do Grande Medo"
d) a aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em agosto de 1789
e) a execução do rei Luís XVI, em 1793


7-Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa.

Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembléia Constituinte, aproveitando o momento
político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade
baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) O período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por
Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) O golpe de 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas
que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a queda de Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

8- Como general, cônsul e, depois, imperador, Napoleão Bonaparte transformou a França de um país sitiado numa potência
expansionista com influência em todo o continente europeu. No entanto, a expansão francesa com seus ideais burgueses encontrou
muitas resistências principalmente entre as nações dominadas por setores aristocráticos.

Assinale a opção que identifica corretamente uma ação implementada pelo governo napoleônico.

a) O estabelecimento do catolicismo cristão e romano como religião de estado.
b) A descentralização das atividades econômicas, o que permitia que as economias locais prosperassem sem o pagamento de
impostos.
c) A adoção do Código Civil que garantia a liberdade individual, a igualdade perante a lei e o direito à propriedade privada.
d) O estímulo, por parte das leis francesas, à criação de sindicatos de trabalhadores, livres da influência do Estado.
e) A estatização de toda a propriedade agrícola, comercial e industrial nas regiões dominadas pelo exército napoleônico.

9-Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a
memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu
Código Civil. Napoleão Bonaparte

O Código Civil Napoleônico, promulgado em 1804, assegurava:
a) que os reis franceses só poderiam aumentar impostos ou alterar as leis com a aprovação do
Grande Conselho, composto por membros do clero, burgueses e nobres.
b) as conquistas burguesas, como a igualdade do indivíduo perante a lei, o direito à propriedade
e a proibição da organização de sindicatos de trabalhadores e das greves.
c) uma organização da Europa em novas bases econômicas e sociais, fixando uma
bipolarização ideológica marcada pela tensão internacional, o que reativou o confronto
com a Inglaterra.
d) a harmonização dos interesses conflitantes do capital e do trabalho dentro dos quadros das
corporações, defendendo que tudo deveria ser feito para a nação, pois esta representava a
mais alta forma de sociedade.
e) um planejamento econômico e social baseado na intervenção do Estado na economia,
através de investimentos estatais de monta, estimulando uma política de pleno emprego.


10- Pouco depois da derrota de Napoleão na Rússia, a Inglaterra e seus aliados se reuniram na Áustria, para decidir o futuro da Europa. Este evento ficou conhecido como:
a) O Congresso de Viena
b) Governo dos cem Dias
c) Congresso da Áustria
d) Tratado de Amizade e Cooperação
11- Para que foi criada a Santa Aliança:
a) Para que Napoleão voltasse a governar a França
b) Para evitar novos movimentos revolucionários na América
c) Foi uma aliança militar formada pelos exércitos monárquicos de vários paises para intervir em qualquer país onde surgissem movimentos anti-monárquicos.
d) Foi uma aliança entre os países absolutista para demostrar que a derrota de Napoleão deveria ser suficiente para acabar com os ideais democráticos da Revolução Francesa.

ROTEIRO PARA O TRABALHO DO FILME – 1492 – A CONQUISTA DO PARAISO

I ) RELATÓRIO/ 1º ANO – Divida cada item em capítulos
I ) Descrever, no decorrer do filme, a interferência da Igreja Católica, que possuía seus interesses quanto ao domínio ideológico, ainda preso às concepções medievais de cunho conservador. ( EX: COMO A IGREJA PENSAVA QUE A TERRA ERA)
II) - Descrever r a participação e os interesses da burguesia (banqueiro), na realização da viagem e a interferência junto à rainha. Quais os interesses da Espanha e o que motivou Colombo à viagem ; o que ele pediu em troca.
III ) descrever as curiosidades que ocorrem durante a viagem e as tecnologias usada de navegação. Se houve algum momento tenso durante a viagem e porque.
IV) Relatar como ocorreu o 1º contato com os nativos : as surpresas, os mistérios as diferenças culturais e a conquista e as primeiras tentativas de colonizar as novas terras.
V ) Descreva a exploração da mão-de-obra nativa e de que forma ela se tornou tão violenta
VI ) Comente sobre as viagens realizada por Colombo entre o novo mundo e a Espanha; comente sobre a sua prisão e o seu retorno a Espanha totalmente desmoralizado.
VII) Ao final o filme deixa claro que Colombo havia chegado as Indias ou não?


Para concluir,
O filme foi realizado para comemorar os 500 anos da América. Essas comemorações trouxeram a público o debate dos historiadores sobre como conceituar a chegada dos europeus à América: descoberta, encontro ou conquista?
Para você qual seria a opção mais adequada a História? Durante a sua conclusão insira fatos do filme que mais impressionou o grupo, as curiosidades , sua dúvidas , e por fim , o que representou “ as Grandes Navegações “ para os dias atuais .


sucesso e um bom filme e um bom trabalho!!!!

SIMULADO 3º BIM - 1º ANO

1) (PUCCamp-SP) -o processo de colonização européia da América, durante os séculos XVI,XVII e XVIII, está ligado à:
a) expansão comercial e marítima, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutas e à política mercantilista.
b) Disseminação do movimento cruzadista, ao crescimento do comércio com os povos orientais e à política livre-cambista.
c) Política imperialista, ao fracasso da ocupação agrícola das terras e ao crescimento do comércio bilateral. Criação das companhias de comércio, ao desenvolvimento do modo feudal de produção e à política liberal.
d)Política industrial, ao surgimento de um mercado interno consumidor e ao excesso de mão-de-obra livre.
2) Cesup/Unaes/Seat-MS)- Na expansão da Europa, a partir do século XV, encontramos intimamente ligados à sua história:
a) a participação da espanha nesse empreendimento, por interesse exclusivo de Fernando de Aragão e Isabel de Castela, seus soberanos na época;
b) a descoberta da América, em 1492, anulou imediatamente o interesse comercial da Europa com o Oriente;
c) o tratado de Tordesilhas, que dividia as terras descobertas entre Portugal e Espanha, sob fiscalização e concordância da França, Inglaterra e Holanda;
d) Portugal, imediatamente após o descobrimento do Brasil, iniciou a colonização, extraindo muito ouro para a Europa, desde 1500;
e) O pioneirismo purtuguês.
3)(PUC-MG) O descobrimento da América, no início dos tempos modernos, e posteriormente a conquista e colonização, considerando-se a mentalidade do homem ibérico, permitem perceber que, EXCETO:
a) O colonizador, ao se dar conta da perda do paraíso terrestre, do maravilhoso, lançou-se à reprodução da cenografia européia da América;
b) O colonizador, negando o que pudesse parecer novo, preferiu ver apenas o seu reflexo no espelho da história;
c) Colombo se recusava a ver a América, preferindo manter seus sonhos de que estaria próximo ao Oriente;
d) O processo de descrição e observação do novo continente envolvia basicamente a manutenção do universo indígena;
e) A conquista representou a possibilidade de transplante e difusão dos padrões culturais europeus na América.
3) Portugal e Espanha foram as primeiras nações a lançarem-se nas Grandes Navegações. Isto deveu-se, basicamente a/ao:
a) enorme quantidade de capitais acumulados nestas duas nações desde o renascimento comercial na Baixa Idade Média;
b) processo de centralização política favorecido pela Guerra de Reconquista;
c) diferentemente de outras nobrezas, a nobreza portuguesa e espanhola estavam fortalecidas e conseguiram financiar o projeto de expansão marítima;
d) o desenvolvimento industrial da península Ibérica forçou estas nações a buscarem mercados consumidores e fornecedores;
e) espírito aventureiro de portugueses e espanhóis.
4) Entre as conseqüências da Expansão Marítima, NÃO encontramos:
a) a formação do Sistema Colonial;
b) o desenvolvimento do euro-centrismo;
c) a expansão do regime assalariado da Europa para a América
d) início do processo de acumulação de capitais, impulsionando o modo de produção capitalista; e) introdução do trabalho escravo na América.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ERA NAPOLEONICA - 2º ANO

Era Napoleônica

* Era Napoleônica

Os processos revolucionários provocaram certa tensão na França, de um lado estava a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado as monarquias européias, que temiam que os ideais revolucionários franceses se propagassem por seus reinos.
Foi derrubado na França, sob o comando de Napoleão, o governo do Diretório. Junto com a burguesia, Napoleão estableceu o consulado, primeira fase do seu governo. Este golpe ficou conhecido como 'Golpe 18 de Brumário' em 1799. O Golpe 18 de Brumário, marca o início de um novo período na história francesa, e conseqüentemente, da Europa: a Era Napoleônica.

Seu governo pode ser dividido em três partes:
Consulado (1799-1804)
Império (1804-1814)
Governo dos Cem Dias (1815)

* Consulado
O governo do consulado foi instalado depois da queda do Diretório. O consulado possuía caráter republicano e militar. No poder Executivo, três pessoas eram responsáveis: dois cônsules e o próprio Napoleão. Apesar da presença de outros dois cônsules, quem mais dispunha de influência e poder era o próprio Napoleão, que foi eleito primeiro-cônsul da República.
No consulado, a burguesia detinha o poder e assim, foi consolidada com o grupo central da França. A forte censura à imprensa, a ação violenta dos órgãos policiais e o desmanche da oposição ao governo colocaram em questão os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade” características da Revolução Francesa.
Entre os feitos de Napoleão (na época), podemos citar:
Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação de tarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional.
Religião – Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Estado, o qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e em troca, o governo teria de amparar o clero.
Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte os interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante à lei, etc.
Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês.

Os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à elite francesa. Com o apoio destas, Napoleão foi elevado ao nível de cônsul vitalício, em 1802.

* Império
Em plebiscito realizado em 1804, a nova fase da era napoleônica foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monárquico foi reestabelecido na França, Napoleão foi indicado para ocupar o trono.
Nesse período, podemos destacar o grande número de batalhas de Napoleão para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês tornou-se o mais poderoso de toda a Europa.
O principal e mais poderoso inimigo francês, na época, era a Inglaterra. Os ingleses se opunham a expansão francesa, e vendo a força do exército francês, formaram alianças com Áustria, Rússia e Prússia.
Embora o governo francês dispusesse do melhor exército da Europa, a Inglaterra era a maior potência naval da época, o que dificultou a derrota dos ingleses. Em virtude disso, Napoleão Bonaparte pensou em outra forma de derrotar os ingleses economicamente. Ele estabeleceu o Bloqueio Continental, que determinava que todos os países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra, enfraquecendo assim, as exportações do país e causando uma crise industrial.
A Inglaterra na época, era o maior parceiro comercial de Portugal. Portugal vendia produtos agrícolas e a Inglaterra, produtos manufaturados. Vendo que não poderia parar de negociar com os ingleses, e temendo a invasão dos franceses, D.João VI junto com sua família e os nobres portugueses fugiram para o Brasil, transferindo quase todo o aparelho estatal para a colônia.
A Rússia também descumpriu o Bloqueio Continental e comercializou com a Inglaterra. Napoleão e seus homem marcharam contra a Rússia, mas foram praticamente vencidos pelo imenso território russo e principalmente, pelo rigoroso inverno. Além disso haviam conspirações de um golpe na França, o que fez Napoleão voltar rapidamente para controlar a situação.
Após esses fatos temos a luta da coligação européia contra a França. Com a capitulação de Paris, o imperador foi obrigado a abdicar.

* Governo dos Cem Dias

Com a derrota para as forças da coligação européia, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, no Tratado de Fontainebleau, porém fogiu no ano seguinte. Com um exército, entrou na França e reconquistou o poder. Passou a atacar a Bélgica, mas foi derrotado pela segunda vez na Batalha de Waterloo. Assim, Napoleão foi preso e exilado pela segunda vez, porém para a Ilha de Santa Helena, em 1815. Napoleão morreu em 1821 não se sabe, na verdade, o motivo mas supeita-se de envenenamento.